Ouça ao Vivo:

Justiça mantém suspensão da Nutratta, ração que já matou 284 cavalos no Brasil

O número de mortes cresce a cada semana desde o início da investigação, em 26 de maio, quando foram apontadas 122.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou a revogação da decisão judicial que autorizava, de forma parcial, a retomada da produção e comercialização da ração Nutratta que já matou 284 cavalos.

Com a decisão, volta a valer a suspensão do Mapa que proíbe a fabricação de rações para todas as espécies animais, até que a empresa comprove a correção de todas as irregularidades apontadas pela fiscalização, o que ainda não ocorreu até o momento, segundo a pasta.

número de mortes cresce a cada semana desde o início da investigação, em 26 de maio, quando foram apontadas 122.

Ainda segundo o Mapa, as investigações indicam que a contaminação ocorreu por falhas no controle da matéria-prima, que continha resíduos de plantas do gênero Crotalaria, conhecidas por conter alcaloides pirrolizidínicos, como a monocrotalina – substância altamente tóxica para os animais.

As substâncias não são permitidas na formulação de rações e só aparecem quando há uso indevido de matérias-primas proibidas ou contaminação de ingredientes autorizados. Consideradas hepatotóxicas, alteram o DNA celular e causam danos ao fígado, com efeitos que variam conforme a dose, o tempo de exposição e a condição do animal.

Entenda o caso

No dia 26 de maio, o Mapa recebeu, por meio do canal Fala.BR, uma denúncia sobre mortes de cavalos no estado de São Paulo. Em 30 de maio, fiscais do Mapa foram até a propriedade em Elias Fausto (SP) e identificaram suspeita na ração fornecida aos animais.

Entre os dias 2 e 4 de junho, foram realizadas inspeções na fábrica da Nutratta, que revelaram falhas nos processos de produção e controle de qualidade.

Desde então, novas denúncias foram recebidas. Em todas as propriedades investigadas os equinos que adoeceram ou vieram a óbito consumiram produtos da empresa. Já os animais que não ingeriram as rações permaneceram saudáveis, mesmo quando alojados nos mesmos ambientes.

FONTE ITATIAIA

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>