II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial é realizada em Patos de Minas

Na ocasião foram eleitos os delegados municipais que representarão Patos de Minas na COEPIR

A Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep) e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) promoveram, no último dia 14, a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Realizada no Teatro Leão de Formosa, o evento trabalhou a temática “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós”.

Um dos objetivos do evento foi elaborar propostas e recomendações para serem enviadas à Comissão Organizadora da V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (COEPIR), que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de março. Na ocasião também foram eleitos os delegados municipais que representarão Patos de Minas na COEPIR.

“Foi um momento muito importante não só para a comunidade negra, mas para toda a sociedade, pois a conferência proporcionou reflexões, debates e o levantamento de demandas e propostas que visam combater o racismo e estimular a tolerância e o respeito às diferenças, sejam elas étnicas, religiosas ou de qualquer outra natureza”, avaliou o coordenador da Dimep, Alessander Freitas.

Representantes do poder público e da sociedade civil, pessoas de diferentes grupos étnicos raciais e alunos do curso de História do Unipam participaram da conferência, que foi marcada por palestra do professor da Universidade Federal de Uberlândia Peterson Gandolfi, coordenador do Centro de Incubação em Empreendimentos Populares e Solidários (CIEPS) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFU (NEAB).