Homem é preso por maus tratos a cães, em São Gotardo; um dos animais tem uma ferida necrosada na cabeça

Um médico veterinário acompanhou a diligência e constatou a denúncia

Um homem foi preso pela Polícia Militar Ambiental por maus tratos a cães em uma fazenda no município de São Gotardo. A denúncia foi feita pela Associação Sangotardense de Proteção Animal (ASPA), que encontrou os animais vivendo em situação insalubre e degradante.

Conforme as informações, foi verificado que havia na sede da fazenda oito cães presos em correntes, sendo que um deles estava com um grande ferimento na cabeça. Um médico veterinário acompanhou a diligência e constatou, através de laudo técnico, que os animais estavam sem ração e com a água totalmente suja e contaminada.

Além disso, um dos cachorros estava em estado de desidratação, desnutrição e com uma ferida com área de necrosada na cabeça. O proprietário disse que o ferimento foi causado em briga entre os animais por conta de comida e que não foi realizado nenhum tipo de procedimento.

O veterinário ainda constatou no laudo que os cães não eram vacinados e que, além de ficarem presos, se alimentavam de restos de carcaças bovinas.

Diante disso, o proprietário dos animais foi preso em flagrante delito, sendo encaminhado até a Delegacia da Polícia Civil para as demais providências. Além disso ele foi multado em R$ 2.518,45 e orientado a realizar a construção de um canil, fornecer ração e água, e realizar vacinação e vermifugação dos cães.

Fonte e fotos: Gilberto Martins