Historiador conta sobre a origem por trás do ‘Dia dos Namorados’

A reportagem da Rádio Clube98 conversou com o historiador e professor de história, Luis Fernando Tosta Barbato que contou mais sobre a origem deste dia

O Dia dos Namorados é uma data conhecida por celebrar o amor, mas você sabia que só o Brasil comemora essa data no dia 12 de Junho?

Na verdade, o ‘Dia dos Namorados’ foi uma data comemorativa criada no mês de junho no Brasil com o real objetivo de impulsionar o comércio. O Dia mais romântico do ano foi criado em 1948pelo publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo João Dória.

A ideia surgiu para impulsionar as vendas de uma loja chamada Exposição Clipper, em um período de baixa nas vendas. O publicitário se inspirou no Dia das Mães para criar a data dedicada aos amantes. A campanha estreou o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor!”, resultando em um grande sucesso desde o seu lançamento.

Ao redor do mundo é muito comum o ‘Dia dos namorados’ ser comemorado no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim. São Valentim era um padre de Roma que foi condenado à pena de morte no século III.

Segundo conta a história, o Imperador Claudio II proibiu os casamentos naquele século por acreditar que homens casados se tornavam soldados piores. A ideia dele era de que solteiros, sem qualquer responsabilidade familiar, poderiam render melhor no exército. O padre, no entanto, defendeu que o casamento era parte do plano de Deus e dava sentido ao mundo. Dessa forma ele quebrou a lei e passou a organizar cerimônias em segredo.

Confira a entrevista com o Historiador Luis Fernando Tosta Barbato: