Começa nesta segunda-feira (21/11), as primeiras movimentações da Semana Nacional do Doador de Sangue. Em Patos de Minas, o Hemominas está com uma programação especial para celebrar o período comemorativo que deve culminar com uma homenagem final na sexta-feira, 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue.
Em entrevista ao departamento de jornalismo do Sistema Clube, a captadora de doadores Dagma Martinélia explica que, nesta segunda-feira (21/11), será realizado uma cerimonia de entrega de diploma para as pessoas da Categoria Azul, ou seja, aqueles que doaram sangue mais de 10 vezes.
Segundo Dagma, ao longo da semana, a categoria homenageada irá evoluindo até culminar na Categoria Diamante, que são pessoas que doaram sangue pelo menos 50 vezes, que deve receber o diploma na sexta-feira em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro.
Porém, a captadora explica que, devido ao grande número de doadores na Categoria Azul (cerca de 200), foi necessário realizar um sorteio e selecionar apenas 20 para fazer uma homenagem simbólica, já que a unidade do Hemominas da Capital Nacional do Milho não comporta tantas pessoas.
“Mas quem sabe que já completou essas 10 doações pode nos procurar, que será uma honra entregar o diploma de doador da Categoria Azul para todos”, afirma Dagma.
Para doar sangue
Em Patos de Minas, o Hemominas está localizado na rua Major Gote, nº 1255, bairro Centro. O atendimento é realizado nos horários:
- Segunda-feira: 14h30 às 18h30
- Terça a sexta-feira: 7h às 11h
Dagma alerta que, apesar de já ser possível doar sem fazer agendamento prévio, essa não é uma situação ideal. Isso porque o Hemominas tem a capacidade máxima de atender até 60 doadores por dia, assim, é melhor agendar para dar agilidade no processo.
O agendamento pode ser realizado pelo site da Fundação Hemominas ou pelo aplicativo MG Cidadão.
Confira a entrevista completa: