Guerra na Ucrânia completa 1 ano; ucraniana que vive em Patos de Minas descreve situação enfrentada no seu país

A patureba mantém contato frequente com familiares que ainda vivem no país sob ataque

A guerra na Ucrânia completa, nesta sexta-feira (24/02), um ano. Milhares de vidas foram ceifadas, milhões de pessoas tiveram de deixar suas casas para tentar a vida em outros países e milhões de crianças abandonaram suas escolas.

Nesta data emblemática, o jornalismo do portal Sistema Clube conversou com a ucraniana, empreendedora e professora Yevgeniya Shcherbak, conhecida como Gênia, que vive há aproximadamente oito anos em Patos de Minas. De acordo com a patureba, ela mantém contato frequente com seus familiares e a situação no país é de constantes ataques em diversas regiões.

Gênia explica que, em um período da guerra, o exército russo estava muito próximo da cidade em que sua família vive, onde inclusive já foram registrados alguns ataques que tiveram grande repercussão internacional.

“O país é pequeno então quando acontece ataque do lado russo, todo país fica atingido”, explicou a empreendedora patureba.

A ucraniana também relata que, apesar do apoio internacional ao seu país de origem e também da grande expectativa de todos para que a guerra chegue ao fim, no momento não existe uma perspectiva real para um término próximo dos confrontos.

“Por enquanto ainda é difícil imaginar algo de muito significativo que faça tudo isso parar (…) Do lado da Rússia, infelizmente, não tem nenhum senso de lógica para eles pararem de alguma forma. Não tem previsão de negociações pacíficas entre eles porque nenhum dos dois lados quer ceder. A Ucrânia não quer deixar os territórios dela ocupados e a Rússia não quer largar os setores que ela quer, então fica nessa por enquanto”, detalhou Yevgeniya Shcherbak.

A empreendedora destacou que, durante todo esse ano, teve muita dificuldade para buscar informações do que realmente está acontecendo. Ela ressalta que, ultimamente, tem acompanhado principalmente mídias internacionais como CNN e BBC, além de algumas fontes da Ucrânia, por meio de canais informativos no aplicativo de mensagens Telegram.

Confira a entrevista na íntegra: