Ouça ao Vivo:

Governo quer mais etanol na gasolina ainda em junho; entenda

O aumento do percentual de etanol na gasolina visa diminuir o valor do combustível na bomba.
Foto: Reprodução

O governo federal quer decidir sobre o aumento do percentual de etanol na gasolina ainda em junho. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a ideia é “bater o martelo” sobre o tema na próxima reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), marcada para o fim deste mês.

“Vamos levar no CNPE este mês a proposta para aumentar a participação do etanol de 27% para 30%. Nós vamos praticamente deixar de ser importador de combustível, de gasolina especificamente”, afirmou o ministro no evento”, disse Silveira, nesta segunda-feira (16), no “Seminário Gás para Empregar”, na sede da Fiesp.

A medida é possível graças à aprovação do projeto Combustível do Futuro. O texto sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estabelece que a margem de mistura de etanol à gasolina poderá chegar em 35%. Atualmente, a mistura pode chegar a 27,5%, com um mínimo de 18% de etanol.

O aumento do percentual de etanol na gasolina visa diminuir o valor do combustível na bomba. Além disso, a iniciativa tem o objetivo de incentivar a produção de novos combustíveis verdes.

Outros combustíveis

A proposta determina ainda que o teor de biodiesel no diesel passe dos atuais 14% para 15% ano que vem, até atingir 20% em 2030. O projeto ainda busca obrigar as companhias aéreas a contar com combustível de avião sustentável (SAF) para reduzir a emissão de poluentes pelas aeronaves. A meta é que em 2037 as emissões desses veículos sejam reduzidas a 10%.

FONTE: PORTAL VRUM

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>