O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em parceria com a editora Estudo Play, apresentou a devolutiva pedagógica do 1º Simulado Enem MG 2025 e divulgou detalhes sobre a segunda edição da avaliação, que será aplicada já na próxima semana.
Durante a live, o diretor pedagógico do Estudo Play, Erick Anderson, iniciou as análises comparando questões do Simulado Enem MG. Segundo ele, o Enem apresenta enunciados e alternativas mais longas, exigindo maior interpretação, enquanto o Saeb é composto por questões mais diretas e objetivas.
Também foi ressaltada a correspondência entre a matriz de referência do Enem e a do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), destacando que a aproximação entre as duas permite alinhar melhor as estratégias de preparação dos estudantes para as avaliações externas.
A apresentação também trouxe um panorama dos resultados, com dados gerais, aprendizados, desempenho por área de conhecimento e orientações para orientar o trabalho pedagógico nas escolas.
O resultado do primeiro simulado apontou que 36% dos estudantes do 3º ano do ensino médio que realizaram o teste ficaram com a nota entre 500 e 700, indicando que estão em nível satisfatório. Enquanto isso, 12% ficaram com a nota maior que 700 e classificados como acima do adequado.
Uma análise mais específica apontou que um dos pontos positivos foi o alto engajamento: mais de 85% dos estudantes participaram ativamente nos dois dias de aplicação.
fonte agencia minas