A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alertou clientes de instituições financeiras sobre um golpe que vem sendo aplicado por telefone em várias regiões do país. Conhecido como “golpe do falso gerente”, o crime consiste em ligações nas quais criminosos se passam por funcionários de bancos para obter dados pessoais e bancários das vítimas.
De acordo com a entidade, os golpistas utilizam recursos tecnológicos para mascarar o número de origem da chamada, fazendo com que pareça que a ligação foi realizada diretamente pela agência ou pelo próprio banco do cliente. Durante a conversa, eles afirmam que houve movimentações suspeitas, descontos indevidos na conta ou até clonagem do cartão.
Com esse argumento, os criminosos dizem que é necessário realizar uma suposta atualização de segurança e pedem senhas, códigos ou outras informações bancárias. De posse desses dados, conseguem acessar contas e realizar transações fraudulentas.
A Febraban reforça que nenhum funcionário de banco entra em contato com clientes para solicitar senhas ou dados financeiros. “Nenhum gerente ou funcionário de banco pede senhas, dados financeiros e muito menos que ele faça uma transação bancária para resolver supostos problemas na conta. Se receber este tipo de contato, encerre-o na hora. Se tiver dúvidas, contate os canais oficiais do banco”, orienta Raphael Mielle, diretor de Serviços e Segurança da entidade.
A recomendação é que, ao receber uma ligação desse tipo, o cliente desligue imediatamente e procure o banco por meio dos canais oficiais para confirmar qualquer informação. A entidade também ressalta que senhas, códigos e tokens são pessoais e intransferíveis, não devendo ser compartilhados ou digitados durante ligações, e-mails ou links recebidos.
Caso o cliente perceba que foi vítima do golpe, a orientação é comunicar imediatamente o banco para que sejam adotadas medidas de segurança, como o bloqueio do aplicativo ou da senha de acesso. Também é importante registrar um boletim de ocorrência para que o caso seja investigado pelas autoridades.
Fonte: Agência Brasil







