Ouça ao Vivo:
Pesquisar
Close this search box.
Ouça ao Vivo:

Ginecologista fala sobre a campanha Janeiro Verde e reforça necessidade de prevenção do câncer de colo de útero

Ela destaca que o exame preventivo anual e a vacinação contra HPV são essenciais

Janeiro é um mês colorido e voltado para a conscientização acerca de temas diversificados: branco (saúde mental); roxo (hanseníase); e também verde. Esta última cor é da campanha de prevenção ao câncer de colo de útero, uma doença de alta incidência, conforme explica a ginecologista Fernanda Andrade, que conversou com a reportagem do Sistema Clube sobre esse transtorno evitável.

Fernanda Andrade explica que o câncer de colo de útero, na verdade, é causado pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano), uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

“Nunca começa como câncer, sempre começa como uma lesão e […] a partir dessa lesão, em torno de 4 a 5 anos, é que surgirá o câncer. Todas as mulheres, a partir do momento que começaram a ter relações sexuais, precisa fazer esse exame (de prevenção) mesmo que elas passem a não ter alterações mais”, enfatiza.

A médica ginecologista ainda detalha que o vírus do HPV pode permanecer inativo e indetectável por algum tempo no organismo até que por baixa imunidade, por exemplo, passe a causar transtornos para a mulher. Drª Fernanda destaca que, além do exame preventivo anual, a imunização também é de suma importância.

No final da infância e início da adolescência, as meninas tomar a vacina. São três doses e é importante que sejam feitas. Porém, a campanha para essa vacina foi criada há cerca de uns 10 anos. Mulheres com mais de 30 anos não foram imunizadas, em sua maioria, e elas estão totalmente vulneráveis por isso”, explica.

Além disso, Fernanda pontua que o câncer de colo de útero não tem sintomas, a não ser quando já está avançado e a mulher já precisa de encaminhamento para a oncologia. Desta forma, o exame preventivo anual serve para que, se detectada a lesão inicial, um tratamento menos invasivo seja feito o quanto antes.

Confira a entrevista completa:

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>