Ouça ao Vivo:

Fumaça que cobre o Alto Paranaíba é originaria de queimadas, principalmente no estado de São Paulo diz Bombeiros e Defesa Civil

Patos de Minas amanheceu nesse domingo encoberta pela fumaça.

A cidade de Patos de Minas amanheceu nesse domingo sob uma densa nuvem de fumaça. O patense ficou assustado logo quando se levantou pela manhã. Até o sol ficou encoberto. Em alguns locais só era possível ver poucos metros à frente. Casas e prédios ficaram encobertos pela fumaça praticamente durante todo período da manhã. Para amenizar a situação, muitas pessoas tiraram da gaveta, as mascaras bastante usadas na época da pandemia.

A qualidade do ar também chegou ao extremo na Capital do Milho com a umidade relativa do ar chegando a menos de 15% de acordo com o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, clima de deserto.  De acordo com a Organização Mundial de Saúde, entre 20 e 30% de umidade do ar é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu vários alertas sobre os níveis baixíssimos de umidade relativa do ar na região. A forte onda de calor, ventos e a falta de chuvas fazem com que a vegetação se torne extremamente inflamáveis, aumentando a probabilidade de incêndios se propagarem rapidamente.

Em entrevista ao jornalismo da Rádio Clube98 e Portal Clube Noticia, o comandante do 12º BBM, Tenente Coronel Duarte, disse que em parte, a fumaça desse domingo, é oriunda da região, triangulo mineiro e interior do estado de São Paulo. “Com os ventos, isso tem feito com que chegue até aqui na região de Patos de Minas”, disse.

 A Defesa Civil também esta em alerta na cidade. De acordo com o Capitão Teles, já estamos há 120 dias sem chuvas significativas, e com a grande quantidade de queimadas, torna o ar mais poluído.

A previsão é de que a situação ainda dure por mais alguns dias, caso as queimadas continuem.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>