Ouça ao Vivo:

Festa em louvor a Santa Teresa de Calcutá movimenta comunidade em Patos de Minas

A comunidade Santa Teresa de Calcutá convida os moradores de Patos de Minas a participar da programação, celebrar a padroeira e colaborar com o sonho de construir um espaço próprio de oração e evangelização no bairro Laranjeiras.

A comunidade Santa Teresa de Calcutá, no bairro Laranjeiras, em Patos de Minas, está realizando uma programação especial em homenagem à padroeira. A festa começou na terça-feira (1º) e segue até segunda-feira (7), feriado nacional, com atividades religiosas e momentos de confraternização.

O dia dedicado a Santa Teresa de Calcutá é celebrado em 5 de setembro. A programação reúne terços, missas, procissão, barraquinhas com comidas típicas, música ao vivo e bingo.

Segundo o padre Marcos, responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário, à qual a comunidade pertence, Santa Teresa de Calcutá é um exemplo de dedicação aos mais pobres e de amor ao próximo.

Nascida na Albânia, Madre Teresa viveu grande parte de sua vida na Índia, onde desenvolveu um trabalho voltado principalmente às pessoas em situação de pobreza, doentes, leprosos e crianças. Ela fundou a congregação das Missionárias da Caridade e ficou conhecida mundialmente pelo trabalho de assistência aos mais necessitados.

A comunidade Santa Teresa de Calcutá foi oficialmente instalada em Patos de Minas em 16 de novembro de 2016. De acordo com Adriana, integrante da coordenação, o trabalho começou antes disso, com um pequeno grupo de famílias que se reunia para rezar o terço nas próprias casas.

Com o crescimento da participação, surgiu a proposta de transformar o movimento em uma comunidade. Uma votação definiu o nome Santa Teresa de Calcutá.

Atualmente, as celebrações são realizadas em um salão localizado na Rua Lúcia Caetano Barão, no bairro Laranjeiras. A comunidade já possui um terreno na Rua José Caixeta, onde está prevista a construção da futura igreja dedicada à santa.

A construção do templo é um dos principais objetivos da comunidade. Para arrecadar recursos, a festa anual também se tornou uma importante fonte de contribuição.

Programação religiosa

Na quinta-feira (4), haverá Santa Missa às 19h. Após a celebração, será realizado um drive-thru de arroz carreteiro, com opções para consumo no local ou para levar para casa.

Na sexta-feira (5), data dedicada a Santa Teresa de Calcutá, a programação começa com uma procissão às 17h30. O cortejo sairá do terreno onde será construída a igreja, na Rua José Caixeta, e seguirá até o salão da comunidade, na Rua Lúcia Caetano Barão.

Após a procissão, haverá Santa Missa, às 18h. A comunidade também convida os participantes a levarem velas para tornar o momento ainda mais especial.

No sábado, domingo e segunda-feira, a programação continua com celebrações religiosas e atividades festivas.

Barraquinhas e música ao vivo

As tradicionais barraquinhas começam na sexta-feira (5), após a celebração religiosa. Serão oferecidas comidas típicas, como pastel, macarrão, cachorro-quente, caldos, tropeiro e doces.

Toda a estrutura é organizada por voluntários da própria comunidade, com apoio de integrantes da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Neste ano, a festa também terá música ao vivo todas as noites, com diferentes estilos musicais. O público ainda poderá participar de bingo durante a programação.

As barraquinhas serão montadas na rua, com o fechamento do trecho em frente ao salão da comunidade, proporcionando um espaço para confraternização entre os moradores e visitantes.

Comunidade busca apoio para construção da igreja

Além de participar da programação, os organizadores fazem um convite para que a população conheça a comunidade e contribua com o projeto de construção da igreja.

A comunidade já realiza missas todos os sábados, às 18h, além de atividades de catequese e encontros de oração. Mesmo funcionando atualmente em um salão, o espaço é preparado pelos próprios participantes para as celebrações.

A expectativa é que, com o apoio da população, seja possível avançar na construção do templo no terreno localizado na Rua José Caixeta.

A festa também conta com a colaboração de pessoas de outras comunidades. Durante a entrevista, foi mencionado ainda o gesto de uma artesã que se comprometeu a produzir e doar um quadro para contribuir com a futura igreja.

A comunidade Santa Teresa de Calcutá convida os moradores de Patos de Minas a participar da programação, celebrar a padroeira e colaborar com o sonho de construir um espaço próprio de oração e evangelização no bairro Laranjeiras.

<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>