Ouça ao Vivo:

Estudantes, pais e funcionários de duas escolas estaduais de Patos de Minas votam para escolher diretores e vices nesta quinta-feira (1º/12)

Votações ocorrem nas escolas Adelaide Maciel e Deiró Eunápio Borges
Foto: SEE-MG / Divulgação

Começou nesta quinta-feira (1º/12) a escolha, pela comunidade, dos novos diretores e vices nas unidades escolares da rede estadual de ensino de Minas Gerais. As chapas foram formadas e a votação conta com a participação de pais, estudantes e profissionais que atuam nas escolas estaduais, que devem ficar abertas das 8h às 20h para a votação.

A apuração começa ainda nesta quinta-feira, ao fim do horário da votação. A inserção do resultado da apuração pelo coordenador da comissão organizadora, no sistema da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), vai até 6 de dezembro. A posse e exercício dos novos gestores escolhidos se dará a partir de 2 de janeiro de 2023.

Nas escolas onde não houve a formação de chapa para concorrer ao processo, o Colegiado Escolar deve indicar servidor que atenda aos critérios e levando em consideração as normas do artigo 8º da Resolução 4.782/2022. Estão participando do processo todos os servidores que cumpriram os critérios do art. 8º da Resolução, incluindo os atuais diretores e vice-diretores.

Cabe às Superintendências Regionais de Ensino (SREs) orientar e acompanhar as escolas de sua jurisdição para que todo o processo transcorra com tranquilidade, dentro dos pressupostos éticos e legais que regulam a administração pública. Principalmente, garantindo-se o princípio da gestão democrática da educação pública consignada nas Constituições Estadual e Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Ao todo, 3.370 escolas estaduais estão realizando o processo de escolha de diretor e o número total de chapas inscritas foi de 3.709 em todo o estado.

De acordo com o Superintendente Regional de Ensino, Carlos Coimbra, apenas duas escolas de Patos de Minas, possuem chapas concorrentes e estão realizando o processo de eleição nesta quinta-feira (01/12). São elas: Escola Estadual Adelaide Maciel e Escola Estadual Deiró Eunápio Borges, já as outras escolas estaduais do município apresentarão chapas únicas.

Regulamento

A SEE buscou manter as principais normas que regulam o processo, já aceitas e validadas pela comunidade escolar, no entanto, algumas alterações e aperfeiçoamentos foram realizados para qualificar o processo e torná-lo mais aderente às determinações legais.

Entre as alterações, destaca-se o impedimento de servidor convocado candidatar-se à função gratificada de vice-diretor. Tal medida se dá em cumprimento ao Art. 37 da Constituição Federal, que proíbe a destinação de função gratificada a servidor não efetivo. Outra alteração estipula o período de gestão das chapas escolhidas em quatro anos.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>