Estudantes de cursos de Engenharia do UNIPAM apresentam cerveja artesanal produzida durante projeto acadêmico em festival

A 5ª edição do Festival de Cervejas Artesanais de Patos de Minas acontece no próximo sábado (22/10), no Caiçaras Country Club

Uma pesquisa realizada pela Mintel em 2018, agência especializada em pesquisa de mercado, afirma que os brasileiros preferem qualidade à quantidade quando o assunto é cerveja. Segundo o estudo, 57% dos entrevistados optam por beber pequenas quantidades de cervejas mais nobres, ao invés de grandes quantidades de cervejas mais baratas.

Além disso, o estudo também comprovou que os consumidores relacionam cervejas artesanais à qualidade dos ingredientes: 45% responderam que elas apresentam ingredientes de alta qualidade; 43% mencionaram sabores únicos e inovadores; e 34% apontaram ingredientes e métodos de fermentação natural.

Tendo em vista o crescimento deste mercado, a Casa Grande Cervejas Especiais, a Cervejaria Namtrah e o Clube dos Cervejeiros Patenses promovem, a partir das 15h do próximo sábado (22/10), no Caiçaras Country Clube, a 5ª edição do Festival de Cervejas Artesanais de Patos de Minas. O evento conta com o patrocínio do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Lallemand Plant Care.

Na oportunidade, alunos dos cursos de Engenharia de Produção e de Engenharia Química do UNIPAM devem apresentar a cerveja artesanal produzida no Laboratório de Engenharia Química (LEQ). A atividade faz parte do projeto “Aprendendo com a Cerveja: Um Estudo Interdisciplinar”, coordenado pela professora Renata Nepomuceno da Cunha. Por meio desse, os alunos participam da produção de cervejas artesanais no Laboratório de Engenharia Química e, durante o processo, aplicam os conhecimentos teóricos de operações unitárias e de boas práticas de fabricação.

Divulgação

Segundo a professora Renata Nepomuceno da Cunha, mais de 400 alunos dos cursos de Engenharia de Produção e de Engenharia Química já passaram pelo passo a passo de como empreender e de como produzir cerveja.

“A aula prática possibilita aos alunos vivenciar o que ensinamos em sala de aula e contribui com novos campos de trabalho. Temos alunos que hoje produzem a cerveja como hobby, mas temos também ex-alunos que já se especializaram em cervejaria e que atuam na área”, destacou Renata Nepomuceno.

O festival é open bar e contará com mais de 30 opções de chope. Além disso, haverá a apresentação musical de Flavy&The Kosmic Blues, Black Hole Sun, Sujeito a Guincho e DJ JP.

Garanta já seu ingresso na Ashby, na Casa Grande, na Eva, na Namtrah ou pelo link https://www.sympla.com.br/evento/festival-de-cervejas-artesanais-de-patos-de-minas/1640903. O valor do ingresso é R$180,00.

Ascom Unipam