Nesta sexta-feira (18/11), a situação da Copasa em Patos de Minas esteve em destaque no DEBATE 98, com a presença do consultor ambiental Wilson Titan. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, José Afonso e Edvar Santos. O bate-papo também contou com a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.
O consultor ambiental, que é o autor da denúncia que iniciou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada pela Câmara Municipal de Patos de Minas para investigar a Copasa em Patos de Minas, iniciou o bate-papo contando uma história sobre quando ele começou a observar mais atentamente as atitudes da empresa.
Wilson Titan também menciona a ocasião da renovação do contrato do Município com a Companhia em que, segundo ele, foi impedido de se manifestar contra a assinatura do documento.
“Eu venho tentando há vários anos mostrar para a população de Patos, quando a gente tem espaço na imprensa, que não podia acontecer o que continua acontecendo com essa empresa aqui (no município), ou seja, a falta de compromisso e responsabilidade. […] Essa água nossa hoje, na Europa, não serve nem para banho”, afirma.
A não apuração da qualidade água tratada e fornecida pela Copasa durante a CPI; a constante busca do ambientalista por apoio de autoridades para que devidas investigações fossem realizadas; a influência de poderes econômico e jurídico em torno do assunto; e a não transparência sobre o decorrer do processo também foram assuntos abordados por Wilson Titan.
“As informações que eu tive foi com o procurador do município que me falou o andamento. […] Falta diálogo”, declara o consultor ambiental.
Wilson também abordou a possibilidade de municipalizar o tratamento da água e do esgoto de Patos de Minas como uma forma de melhorar esses serviços, bem como a importância de a imprensa falar mais a respeito do tema e outros assuntos relevantes acerca do trabalho prestado pela Copasa.
Confira o DEBATE 98 desta sexta-feira (18/11) na íntegra: