Ouça ao Vivo:

Encontros do projeto “Pré-Natal Psicológico” têm início na próxima semana; confira o cronograma

A intenção é abranger todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Patos de Minas
Imagem: reprodução Thinkstock

Começa na próxima terça-feira (20/09), os encontros do projeto “Pré-Natal Psicológico”. A primeira conversa acontecerá na Unidade de Saúde da Família (USF) Sorriso e será conduzida pela psicóloga Sara Assunção. As gestantes devem procurar a Unidade à qual estão referenciadas nos dias e horários disponibilizados no cronograma.

O projeto é uma iniciativa Secretaria Municipal da Saúde de Patos de Minas e deve ser estendido, aos poucos, para todas as USFs da cidade. Seu objetivo é oferecer um espaço para troca de informações e orientações, especialmente aquelas voltadas para as questões psicológicas e emocionais; além de favorecer a expressão e a troca de experiências sobre demandas específicas do processo gestacional, do parto e da parentalidade.

Os primeiros encontros acontecem nas USFs Sorriso e Ipanema, mas o cronograma do projeto também inclui outras unidades. Tanto as gestantes referenciadas nessas unidades quanto seus companheiros e familiares estão convidados. As grávidas que manifestarem consentimento serão avaliadas por meio de protocolos como os inventários Beck de Depressão e de Ansiedade.

A psicóloga Sara Assunção destaca que assim como é importante cuidar da saúde física da gestante e do bebê, também é necessário se atentar à saúde mental da futura ou nova mãe. Especialmente, mas não somente, para evitar o adoecimento durante esse período tão delicado. Por isso, vão ser abordados assuntos como: o vínculo mãe-bebê, as mudanças geradas pela maternidade, a ansiedade diante do parto, e como prevenir a depressão pós-parto.

Nas etapas seguintes, as gestantes que apresentarem necessidade continuam sendo acompanhadas, recebendo suporte psicológico até a data do parto. No caso das puérperas (até 45 dias após o parto), o acompanhamento também ocorre visando identificar e tratar precocemente a depressão pós-parto.

Sara reforça também a importância da participação de pais e familiares no projeto, juntamente com as gestantes, uma vez que as dúvidas esclarecidas e as informações adquiridas durante os encontros devem fortalecer a rede de apoio às futuras e novas mamães.

Confira o cronograma:

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>