O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto que retira o país da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa é uma das primeiras medidas do líder da economia mais forte do mundo em seu segundo mandato.
A OMS é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), fundada em 7 de abril de 1948. Sua sede está localizada em Genebra, Suíça. A entidade tem como objetivo promover a saúde, garantir a segurança em saúde pública e servir como uma força que une os países para enfrentar desafios globais de saúde.
Posse de Trump
Nesta segunda-feira (20), Donald J. Trump, 78, tomou posse como o 47º presidente dos Estados Unidos em uma sessão fechada no Capitólio. Como primeiras ações, ele vai emitir uma série de ordens executivas destinadas a mudar a forma como os Estados Unidos lidam com temas de cidadania e imigração.
Em meio a várias declarações consideradas polêmicas, o novo chefe de Estado norte-americano falou sobre a relação dos EUA com o Brasil e com a América Latina.
Durante a transmissão do C-Span, onde Trump assinava novos decretos no Salão Oval da Casa Branca, uma repórter o perguntou sobre a relação com a América do Sul, e a resposta foi: “É ótima. Eles precisam de nós muito mais do que precisamos deles”.
Fonte: O Tempo