O Corpo de Bombeiros foi acionado na Rua Diocleciano Mundim, no bairro São Francisco em Patos de Minas, onde de acordo com as informações que havia uma pessoa presa no interior de uma residência que estaria em chamas.
Os militares deslocaram rapidamente para o local e ao chegarem depararam com um incêndio muito intenso na parte da frente da residência.
Populares tinham arrombado a casa através de uma janela lateral e retirado um senhor de 62 anos de idade, com problemas mentais, que estava no interior do imóvel sem nenhum ferimento aparente.
Durante esta ação um dos voluntários acabou sofrendo um pequeno corte no antebraço direito e foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Três guarnições de Bombeiros Militares atuaram na ocorrência e debelaram o incêndio rapidamente evitando que o incêndio alastrasse para o interior da residência e provocasse maiores danos.
O incêndio concentrou-se na área da garagem e varanda situada na parte da frente do imóvel, onde funcionava uma loja de roupas e onde ocorreram os maiores danos com perda de uma motocicleta nova, além de todas as roupas e calçados que estavam no local e também com abalo na estrutura da garagem e do muro da frente do imóvel.
A parte interna que funciona como residência não foi atingida diretamente pelas chamas, porém teve danos causados por causa das altas temperaturas do incêndio e pela circulação da fumaça aquecida que atingiu a maioria dos cômodos danificando roupas, mobília, eletrodomésticos e a pintura das paredes e do teto. A rede elétrica também foi comprometida.
A Polícia Militar apoiou nos trabalhos e o Perito da Polícia Civil realizou a perícia no local.
A concessionária de energia compareceu ao local para realizar a avaliação dos danos na rede pública de energia. Não foi possível determinar a causa do incêndio.
Os moradores foram orientados a evitar o uso do imóvel até a avaliação da defesa civil.