A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), realizará uma ação pelo Dia Mundial de Combate à AIDS nesta quinta-feira, 1º de dezembro. A iniciativa, que faz parte da campanha nacional Dezembro Vermelho, deve realizar testes rápidos de diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos e repasse de orientações acerca de prevenções e tratamentos.
Das 8h às 14h, na área externa do Mercado Municipal de Patos de Minas, uma equipe do SAE estará aplicando o teste que diagnostica: HIV (AIDS); sífilis; e hepatites B e C. Os resultados vão ser entregues de forma sigilosa, em envelopes, garantindo a segurança dos interessados em realizar o exame.
Tatiana Nassor, coordenadora do SAE, explica que também haverá uma sala disponível para realização do teste e entrega dos resultados para quem não se sentir confortável em fazê-los no biombo que ficará na área externa do Mercado.
“A equipe já trabalha aqui no SAE todos os dias, já tem o conhecimento tanto para executar o teste quanto do sigilo. Nós também vamos ofertar atendimento para o paciente caso ele seja soropositivo, para tirar dúvidas e até iniciar o tratamento”, acrescenta.
A coordenadora esclarece ainda que a iniciativa é diferenciada por estar sendo realizada fora do prédio do Serviço de Atendimento Especializado no dia em questão. Porém, os testes, as orientações e até mesmo os tratamentos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são realizados durante todo o ano pela equipe do SAE de forma totalmente gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em caso de dúvidas ou suspeita de alguma IST, é possível agendar atendimento no Serviço pelo telefone (34) 3822-9811; o SAE está localizado na rua Henrique Cota, nº 84, no bairro Bela Vista.
Dezembro Vermelho
A campanha Dezembro Vermelho é uma iniciativa nacional instituída pela Lei nº 13.504/2017 e marca uma grande mobilização para chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV (vírus da AIDS) e outras ISTs.
Em entrevista com o jornalismo do Sistema Clube, Tatiana Nassor explica o porquê da alteração do termo DST para IST, explica como é o tratamento e vida do paciente após diagnóstico soropositivo, alerta sobre a importância da prevenção e detalha como foi planejada a ação do SAE para este 1º de dezembro.
Confira a entrevista completa: