O hábito do brasileiro de consumir aquela cervejinha gelada ou bebida alcoólica de preferência, ganha ainda mais força nos fins de semana e feriados. Quando se fala em carnaval, então, mesmo sem eventos públicos, a realidade não é diferente, muita gente recorre para eventos privados, festas em chácaras e casa de amigos.
Quando se exagera na ingestão de álcool, o dia seguinte pode ser de sofrimento com a indesejada e temida ressaca – o mal-estar tem até data especial, comemorada nesta segunda-feira (28).
Confira algumas dicas para evitar a temida ressaca:
O médico intensivista Rubens Ribeiro, alerta que o folião deve consumir bastante água para se manter hidratado e ter cuidado com a ingestão exagerada de bebida alcoólica. Ele alerta para o cuidado com as bebidas energéticas, porque podem levar a uma arritmia.
Ribeiro lembra que a hidratação constante evita a famosa ressaca, e chama atenção para o uso de remédios. “As pessoas devem ter cuidado com medicações para ressaca, como o paracetamol, pois podem acelerar lesões do fígado, quando associadas ao álcool.”
Para a nutricionista Júlia Gurgel, o cuidado mais importante com o corpo durante o carnaval é a hidratação. “Ela deve começar antes. As pessoas devem beber bastante água nos dias que antecedem a folia e, durante as festas, intercalar com o consumo de bebidas alcoólicas. Já o consumo de suco de frutas naturais e água de coco é importante para começar o dia. Isso promove um maior grau de hidratação.”
Júlia explicou que a imunidade pode ser bastante afetada durante as festas. Para evitar o problema, indicou o consumo de alimentos com vitamina C (kiwi, acerola, limão são os que mais possuem a vitamina). “Extrato de própolis também é um bom aliado. Use algumas gotas antes de dormir”, disse.
Segundo ela, o consumo de chás após o carnaval é aconselhado. “Boldo é bom para auxiliar o trabalho do fígado, já que possui propriedades hepatoprotetoras. O chá de hortelã ajuda na digestão e diminui processos inflamatórios causados pelos excessos”, exemplificou.