O evento teve início às 8h, primeiramente com a realização da sessão cívica na entrada do antigo Fórum, e distribuição de bolo aos cidadãos, com apoio do Tiro de Guerra. O desfile começou às 09h com a seguinte temática: “Patos em paz é a gente que faz: educação, cidadania e sustentabilidade”. Participaram 6.400 pessoas de 40 diferentes instituições.
Sob organização da Secretaria de Cultura, através do coordenador de projetos Jorge Gomes, o evento é tido, historicamente, como um marco no município. A temática escolhida, segundo Jorge, visa fortalecer princípios que são sustentáculos de valores humanos. “A mensagem que queremos passar é a de levarmos a paz para dentro das casas e, também, para onde as pessoas estão inseridas no cotidiano. Uma mudança de diagnóstico só acontece se houver, primeiro, uma mudança interna”, explana o organizador.
O desfile teve três etapas, que são: a entrada na avenida de sete instituições que compõem o bloco da segurança pública; a reunião de 15 escolas estaduais, municipais e particulares, com seus alunos e professores; e a participação de 20 agremiações, entre entidades culturais e sociais de Patos de Minas. Ao todo, foram oito blocos, que foram divididos em subtemas. São eles:
Fundamentos da paz; A guerra como ela é: povos x povos; A guerra como ela é: homem x natureza; A família: sustentáculo de princípios e valores humanos; A escola por uma educação emancipadora; Comunidade: agente transformadores; O poder público: agente transformadores; e Empresas da paz, que são aquelas que tem promovido ações de cooperativismo na cidade, em um contexto de socialização.
Confira as imagens: