Ouça ao Vivo:

Mais de 1.300 denúncias de lotes sujos foram registradas pela prefeitura em 2025

Os bairros com maior número de denúncias até o momento são Morada da Serra, Chácaras Caiçaras e Barreiro, regiões onde a fiscalização tem sido intensificada

A situação de lotes vagos fora dos padrões de conservação tem gerado preocupação em Patos de Minas e motivado denúncias por parte da população. De acordo com a Prefeitura, o balanço oficial realizado com os números da ouvidoria municipal e do aplicativo Conecta Patos somam 1.363 denúncias registradas em 2025.

Segundo os critérios adotados pelo município, estão fora dos parâmetros legais os lotes que apresentam mato com altura superior a 50 centímetros ou que possuem entulhos e lixo acumulados, condições que podem favorecer o aparecimento de animais peçonhentos, proliferação de insetos e riscos à saúde pública.

Os bairros com maior número de denúncias até o momento são Morada da Serra, Chácaras Caiçaras e Barreiro, regiões onde a fiscalização tem sido intensificada.

Quando constatada a irregularidade, o proprietário do lote pode ser penalizado com multa no valor de 400 UFPM, o que, convertido em reais, soma o valor de R$2.328,00 . No entanto, a Prefeitura informa que existe a possibilidade de reversão da multa, desde que o responsável regularize a situação do terreno e abra um processo administrativo por meio do portal de serviços Aprova Digital.

A administração municipal reforça a importância da colaboração da população, tanto no cuidado com os próprios imóveis quanto na realização de denúncias, para garantir a limpeza urbana, a segurança e a qualidade de vida nos bairros de Patos de Minas.

Imagens:

<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>