A cada dia que passa, criminosos criam novas formas de cometer crimes. Em Patos de Minas, diversos escritórios de advocacia e trabalhadores de bem, vem passando por uma grande dor de cabeça. Bandidos vem usando a identidade de advogados para realizar golpes financeiros em seus respectivos clientes.
Em entrevista concedida a Rádio Clube98, a advogada Juliana Canhestro informou que os criminosos utilizam o ”Golpe do Pix” para roubar pessoas que estão com seus processos em andamento.
”Nesse golpe o criminoso entra em contato com o cliente do advogado através de um processo judicial e diz: ‘olha fulano, saiu os valores do seu processo, o valor da venda do seu carro, o valor da sua aposentadoria e para liberar esses valores você precisar pagar uma quantia em pix.’ Então acaba que o cliente do advogado que está vivendo uma situação de vulnerabilidade e precisando de dinheiro, não pensa nem duas vezes e faz o pix.” explicou a advogada.
Ainda durante a entrevista, a Dra. Canhestro explicou as consequências penais para aqueles que praticam o golpe do pix:
”O golpe do pix é crime e pode ser enquadrado como estelionato, ele está previsto no código 171 do código penal. O autor pode sofrer uma reclusão de até 1 a 5 anos por obter vantagem ilícita para si mesmo ou para terceiros mediante fraude”, ponderou Juliana.
A entrevista completa e as dicas para não cair em golpes finaceiros estão disponíveis a seguir: