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Conheça os benefícios da Tarifa Social da Copasa e saiba quem tem direito

O benefício é válido para as famílias de baixa renda que estão em situação de vulnerabilidade.  

Com o objetivo de reduzir o valor das faturas e possibilitar às famílias de baixa renda o acesso à água e a destinação correta do esgoto, a Copasa possui o programa: Tarifa Social. O benefício é válido para as famílias de baixa renda que estão em situação de vulnerabilidade.  

No último mês de agosto, 690.315 famílias mineiras cadastradas regularmente no programa, foram beneficiadas com descontos em suas contas. No mesmo período do ano passado, a Copasa registrou 677.002 famílias que receberam o benefício.    

O benefício é destinado a todos os clientes que se encaixam na categoria residencial e possuem renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa que vive no mesmo imóvel. Os solicitantes também devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) – um sistema do governo federal que reúne informações sobre as famílias de baixa renda.  

A redução no valor da conta é calculada de acordo com o consumo de cada família e pode chegar a até 50% do valor dos serviços de água e esgoto. Quanto menor for o consumo de água do imóvel, maior será o desconto.  

Como solicitar a Tarifa Social  

A solicitação para inclusão na Tarifa Social da Copasa pode ser feita pelos canais de relacionamento da Companhia: pelo site www.copasa.com.br ou pelo WhatsApp (31) 9 9770-7000, que funciona das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, com exceção de feriados. Também pode ser solicitada nas agências de atendimento, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.  

Mas, antes disso, o cliente deve se inscrever ou atualizar seu cadastro no CadÚnico – por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo, munido de CPF ou Título de Eleitor; documento de identificação de cada membro da família que more na mesma casa; comprovante de renda e de residência.   

Feita a inscrição no CadÚnico, o cliente deve então procurar a Copasa e apresentar RG, CPF, Título de Eleitor, NIS (Número de Inscrição Social), Código Familiar (está no documento denominado Folha Resumo Cadastro Único) e a última conta de água.  

Atualização de dados   

Outra orientação é que os clientes com acesso à Tarifa Social mantenham sempre atualizados seus dados junto ao CadÚnico, pois a não atualização das informações pode acarretar na perda da Tarifa Social.  

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