Com queda da cobertura vacinal em todo estado, SRS Patos de Minas alerta sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia; ouça áudio

Várias doenças que são preveníveis com a vacinação, estão retornando
Foto: reprodução Lunetas

Na tarde desta quarta-feira (23), o jornalismo da Rádio Clube98, conversou com a Superintendente Regional de Saúde, Noemi Romero Augusto de Magalhães Portilho, que alertou sobre uma situação preocupante em relação a cobertura vacinal de todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação. Segundo a diretora da SRS Patos de Minas, durante este período de pandemia, uma queda considerável na cobertura vacinal em todo estado de Minas Gerais está preocupando bastante.

“Tinhamos uma condição antes da pandemia de excelência de vacinação. Atingíamos cobertura vacinal em praticamente todas as vacinas, mas com a pandemia deparamos com uma situação que pede para termos uma programação de intensificação das vacinas.”

Segundo Noemi Portilho, não apenas em nossa região mas em todo estado de Minas Gerais estão sendo registrados baixos índices de cobertura vacinal.

“Estamos pedindo para que a população volte a levar seus filhos para vacinar, porque é importantíssimo mantermos uma cobertura vacinal elevada. Várias doenças que são preveníveis com a vacinação, elas estão retornando, estão voltando. Porque no mundo todo temos uma movimentação de pessoas muito grande e em alguns países não temos uma situação vacinal adequada, então o vírus do sarampo voltou a circular aqui no Brasil, a Poliomelite voltou a circular no mundo e que já tinha uma situação mais controlada e agora estamos com medo porque nossa cobertura vacinal está baixa. São doenças que são preveníveis pela vacinação,” desabafou a Superintendente.

Confira a entrevista na íntegra: