Uma operação do Grupamento de Polícia Militar de Meio Ambiente (GPMAmb) de Coromandel resultou na prisão de cinco homens por porte ilegal de armas e munições de uso restrito e permitido, durante uma ação de caça a javalis na zona rural do município, na Fazenda Douradinho.
A equipe policial foi acionada após uma denúncia anônima informar que um grupo de caçadores estaria realizando disparos com armas de fogo e utilizando cães para caçar na propriedade, colocando em risco a segurança de moradores e animais. Com o apoio de um drone, os militares localizaram os veículos usados pelo grupo e realizaram a abordagem.
Segundo a Polícia Militar Ambiental, o grupo era formado por nove caçadores, que utilizavam armas de fogo, zagaias e oito cães no manejo dos javalis. Durante a conferência da documentação, foram constatadas diversas irregularidades: os suspeitos não possuíam autorização do proprietário da fazenda e transportavam as armas carregadas e prontas para disparo, o que configura porte ilegal.
Os cinco caçadores que portavam armamento foram presos em flagrante e encaminhados, juntamente com o material apreendido, para a Delegacia de Polícia Civil de Patrocínio.
Materiais apreendidos:
- Seis armas de fogo;
- Um fuzil calibre .308 com luneta acoplada;
- Três espingardas calibre 12;
- Uma espingarda calibre 20;
- Um revólver calibre 44;
- Dois carregadores de fuzil calibre .308;
- 173 munições intactas e 05 deflagradas (calibres .12, .20, .44 e .308).
A ocorrência foi registrada como porte ilegal de arma de fogo e munição de uso restrito e permitido, enquadrada nos artigos E03016 e E03014.