Ouça ao Vivo:

Centro de Controle de Zoonoses esclarece sua função e reforça que não é um abrigo para animais

O único caso em que o CCZ recebe animais é caso eles apresentrem sintomas de doenças que podem ser transmitidas para humanos

Muitos moradores de Patos de Minas confundem as atribuições do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que não é um abrigo para cães, mas sim uma unidade voltada para a prevenção e o controle de doenças transmitidas por animais.

Segundo Vanessa Pereira, Coordenadora do CCZ, o centro só recebe animais em casos específicos, como quando apresentam sintomas de doenças que podem ser transmitidas para humanos. Além disso, também podem ser acolhidos animais que demonstram comportamento agressivo.

“Todo animal que apresenta agressividade pode, supostamente, estar com sintomas de raiva. Nesses casos, realizamos o recolhimento e a observação por 10 dias para avaliar se há o desenvolvimento da doença. Caso contrário, promovemos a castração e encaminhamos para adoção ou devolvemos ao local de origem, caso o animal seja dócil”, destacou a coordenadora.

Vanessa também informou que os canis não são mais indicados como forma de controle populacional de animais e que as novas políticas públicas não preveem a construção desses espaços, pois são considerados uma forma de maus-tratos.

Confira a entrevista completa com Vanessa Pereira, Coordenadora do CCZ:

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>