O Debate 98 desta quinta-feira (30) recebeu o conselheiro estadual de Saúde de Minas Gerais, Pedro Israel Cunha, para discutir a recente mudança na estrutura de regulação do SUSfácil.
O sistema, que antes contava com equipes regionais em várias cidades mineiras, incluindo Patos de Minas, passa agora a funcionar de forma centralizada em Belo Horizonte. A alteração, proposta pela Secretaria de Estado de Saúde, levanta questionamentos sobre seus impactos na eficiência e na agilidade do atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde.
Durante o programa, Pedro Cunha, que representa a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Conselho Estadual de Saúde, destacou que o colegiado ainda irá avaliar a proposta do governo. Segundo ele, é importante ouvir a população e compreender as motivações e possíveis consequências da centralização antes de qualquer deliberação. O tema será discutido novamente na reunião ordinária do Conselho, marcada para o dia 11 de novembro, quando poderão ser definidos encaminhamentos, como a aprovação, rejeição ou criação de grupos de trabalho para aprofundar o debate sobre o SUSfácil.
Assista na íntegra ao Debate 98 desta quinta-feira (30):






