Capivara é resgata dentro de um reservatório de dejetos de suínos pelo Corpo de Bombeiros, em Patos de Minas

O resgate aconteceu por volta das 13h, na Escola Agrícola em Patos de Minas.

Na tarde desta sexta-feira (25/08), o corpo de bombeiros foi acionado para salvar uma capivara que estava dentro de um reservatório  de agua e dejetos de suínos. O resgate aconteceu por volta das 13h, na Escola Agrícola em Patos de Minas.

Devido ao baixo nível do reservatório a capivara não conseguia sair devido às bordas cobertas pela lona serem muito lisas não possibilitando a aderência necessária o animal escalar.

Foram tentadas varias técnicas como uso de um cambão de captura de animais, amplamente utilizado pelos Bombeiros, neste caso ele foi amarrado em um bambu para aumentar o alcance, porem ao aproximar o equipamento do animal o mesmo mergulhava e deslocava para a outra extremidade do reservatório.

O animal chegou a ser laçado com o cambão porem conseguiu desvencilhar-se facilmente por ter muita força e por estar no meio aquático onde ele tem muita agilidade.

Os funcionários do local também auxiliaram utilizando laços de corda.

Também foi colocado um anteparo de madeira para que a mesma pudesse sair sozinha, porem pelo fato de ela já estar há muito tempo dentro do reservatório e já estar bastante cansada, as equipes prosseguiram na tentativa da captura para agilizar a sua retirada.

Depois de muito esforço de todos os envolvidos, um dos funcionários conseguiu laçar a capivara.

Após a retirada da mesma foi verificado que ela estava bem e ela foi solta em segurança.

Dica de segurança:

Atualmente, estes reservatórios forrados com lona são amplamente construídos na área rural e utilizados para diversos fins como irrigação, psicultura, depósito de rejeitos entre outros.

Estes reservatórios apresentam bordas muito lisas e em caso de queda de pessoas ou animais, muitas vezes a vitima não consegue sair sem auxilio de uma pessoa que esteja do lado de fora.

Sugere-se que no entorno do reservatório seja instalada uma cerca com tela para limitar o acesso de pequenos e de grandes animais assim como de crianças.

Sugere-se também, que seja instalado um anteparo na borda, sendo uma táboa com agarras ou algum outro tipo de suporte que possa ser utilizado para facilitar a saída da vítima caso ela venha a cair dentro do reservatório, principalmente quando não tem alguém próximo para auxiliá-la.