Cancelada Audiência Pública que trataria sobre o trânsito e a criação de corredores de ônibus em Patos de Minas

Aviso de cancelamento foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município.

Uma possível implantação de corredores de ônibus em ruas da região central de Patos de Minas vem ganhando repercussão a cada dia na cidade. A ideia, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e transporte, faz parte das sugestões apresentadas pela empresa Jaime Lerner Arquitetos Associados, contratada pela atual administração municipal para o diagnostico do transito em Patos de Minas.

Uma audiência pública para discutir o assunto, chegou a ser marcada para a última terça-feira dia 16 de julho, para apresentação do Projeto de Diretrizes Gerais para Circulação Viária da Área Urbana e dos Serviços de Transporte Público, mas foi cancelada pela prefeitura. O cancelamento foi inclusive publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município.

De acordo com a publicação, o cancelamento se deu devido estarmos no período eleitoral. Uma nova data para a audiência, também não foi anunciada e, com isso, a população fica sem respostas sobre a possível implantação dos corredores de ônibus na cidade, bem como outras alterações no trânsito que seriam apresentadas por técnicos do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados – contratado por quase R$ 1 milhão e sem processo licitatório – para executar projeto visando identificar soluções para o sistema viário e trânsito do perímetro urbano de Patos de Minas. A ideia segundo fontes é implantar o sistema de corredores em 2025 nas ruas, Major Gote e Doutor Marcolino, o que de inicio, não agradou muitas pessoas, principalmente comerciantes desses locais.

Na cidade de Uberaba onde o sistema por também sugestão da Jaime Lerner Arquitetos Associados, não deu certo, segundo material produzido por uma estudante do curso de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia, publicada no final de 2020.  “O resultado do estudo revela que o modelo inserido na cidade trouxe consequências indesejadas, o fechamento de diversos comércios e impacto na receita dos comerciantes que permaneceram no local, além de ainda não ter propiciado uma melhora significativa nos percursos de distância e tempo nas viagens dos usuários”, indica trecho da introdução da Dissertação.

Fonte: Sou Patos