Ouça ao Vivo:

Campanha visa conscientizar sobre importância do tratamento precoce da doença renal crônica em cães e gatos; entenda sintomas

1 a cada 3 gatos são acometidos pela doença renal crônica. Já os cães a proporção é de 1 para cada 10 cães
Foto: Reprodução

Março é o mês internacional dos rins. Por isso a campanha de Março Amarelo visa conscientizar sobre a importância de alerta e rápido diagnóstico da insuficiência renal que pode vir como doenças renais crônicas ou agudas, muito presente em gatos, mas também possível em cães.

Março Amarelo

Março Amarelo é uma campanha de conscientização, sobretudo porque o diagnóstico de doenças renais em cães e gatos não é simples. Isso acontece por ser uma doença silenciosa e a falta de sintomas que leva o animal a passar anos sem tratamento e muitos chegando a óbito pela insuficiência das funções renais.

1 a cada 3 gatos são acometidos pela DRC, doença renal crônica. Já os cães a proporção é de 1 para cada 10 cães. O tutor pode observar como sintomas em seu pet a perda de peso e do apetite, aumento da sede e do volume de urina. Portanto especialistas alertam que assim que o tutor perceber esses sinais em seu cão ou gato, deve encaminhar o animal imediatamente para o veterinário. Pois exames e diagnóstico precoce sempre trazem tratamento mais eficaz e qualidade de vida aos animais.

Outro ponto importante é que a falha nos rins é mais frequente em animais sênior, a partir de 7 anos de idade. Por isso recomenda-se incluir no check up anual do pet idoso, um exame de perfil renal.

O que são doenças renais em cães e gatos?

As doenças renais em cães e gatos são a perda total ou parcial das funções dos rins do pet e ela pode apresentar sintomas ou não, ser crônica ou aguda. Os rins são responsáveis por controlar a pressão arterial e o fluxo sanguíneo, fazendo a manutenção da vida do pet. Além disso, eles produzem substâncias fundamentais para o organismo como hormônios, enzimas e os glóbulos vermelhos do sangue. Por fim, a tarefa mais conhecida dos rins, eles funcionam como filtro do sangue, eliminando substâncias tóxicas.

O tutor pode desconfiar de DRC no pet, ao perceber alguns desses sintomas:

  • Alto volume de urina e sede excessiva.
  • Dificuldade para fazer xixi
  • Diminuição do apetite, inclusive deixando de comer totalmente.
  • Perda de peso
  • Feridas na boca
  • Gastrite
  • Vômito e diarréia.

Em qualquer desses sintomas, deve-se investigar a Insuficiência Renal. Afinal, o diagnóstico precoce pode ajudar a preservar as funções renais, dando qualidade de vida ao pet, mediante tratamento adequado.

O que pode causar doenças renais em cães e gatos?

Alguns fatores que podem causar doenças renais em cães e gatos são genéticos, como a predisposição em certas raças, ou apenas a idade avançada. Mas há cuidados que se pode ter para evitar:

  • Pets com pressão arterial elevada têm maiores propensões.
  • Pedras nos rins
  • Cuidado com substâncias tóxicas que o seu pet pode ingerir, como produtos de limpeza, pesticidas e algumas medicações que são nefrotóxicas. Por isso não medique seu pet sem orientação médica e use produtos veterinários para a limpeza do ambiente pet.
  • Doenças dentárias avançadas. Por isso é fundamental manter a saúde bucal do seu pet, evitando tártaros, por exemplo.
  • Alimentação com alto índice de fósforo. Então fique atento à composição da ração oferecida.
  • Alto consumo de proteína sem orientação e acompanhamento veterinário.
  • Pets com vida estressante, seja por movimentação ou excesso de atividades, por exemplo.

Fonte: Blog.Vetex

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>