Campanha de vacinação Antirrábica tem início em Patos de Minas

A Reportagem da Rádio Clube conversou com Vanessa Pereira, Coordenadora do centro de Controle de Zoonoses

Atenção donos de cães e gatos! Começou nesta segunda-feira (01/07), a Campanha de Vacinação Antirrábica 2024. A vacina antirrábica é a única forma de prevenir os pets contra o vírus da raiva que é muito grave e causa grande preocupação tanto aos donos de animais de estimação quanto às autoridades brasileiras.

A raiva é uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro), e que evolui de forma bem rápida.

Confira a entrevista com a Coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Vanessa Pereira:

A partir desta segunda-feira, quatro equipes volantes estarão percorrendo a área rural, enquanto, na cidade, as doses serão aplicadas na sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), nos dias úteis, das 7h às 17h. Para receber a vacina, os animais precisam ter no mínimo três meses de idade.

Assim como nos anos anteriores, o CCZ organizou mutirões aos sábados para facilitar o deslocamento dos tutores com seus animais. O atendimento nos pontos adicionais será das 8h às 16h, conforme o cronograma a seguir.

Vanessa Pereira, Coordenadora do CCZ, ressaltou a importância dos donos levarem o cartão de vacinação que contém o registro das vacinas anteriores de seus animais, porém caso o animal não possua ou tenha perdido o cartão de vacinação, a CCZ disponibiliza um novo cartão de vacinação.

Os mutirões serão nos seguintes sábados:

• 06 de julho;
  • 20 de julho;
  • 03 de agosto;
  • 10 de agosto.

Veja os locais de vacinação: