A biometria é um sistema de identificação, que leva em consideração traços personalizados, pessoais, por meio da face, da ocular ou da digital. Seu grande objetivo é ter a certeza de que quem está do outro lado da tela seja realmente a pessoa que deve estar lá, e não alguém se passando por ela.
A principal importância da biometria é a segurança, tanto para o órgão estatal quanto para o órgão particular. A funcionalidade da biometria é facilitar e dar segurança para que os serviços sejam prestados a quem precisa e não haja ações de fraudadores que possam comprometer o objetivo principal daquele serviço.
Em um mundo em que fraudadores criam sempre uma maneira de aplicar golpes, a tecnologia vem para proteger a sociedade.
Em entrevista concedida à Rádio Clube 98, o advogado, doutor Roberto Carlos, explicou que quem já recebe algum benefício do INSS não é obrigado a fazer a biometria; no entanto, quem for pedir algum benefício, de agora em diante, precisa fazer o cadastro da biometria.
O advogado ainda frisou que o INSS não faz cadastro biométrico; o processo pode ser feito durante a renovação da CNH, no DETRAN, para quem fizer a nova identidade, ou troca do documento de identificação nas UAIs, ou ainda no cartório eleitoral.
Confira a entrevista completa com o advogado Roberto Carlos de Azevedo:







