Uma família de caseiros ficou sob o poder de criminosos durante assalto numa fazenda na região de Santana de Patos, município de Patos de Minas. O crime começou por volta das 18h da última sexta-feira (10/02).
As vítimas narraram que dois indivíduos chegaram na fazenda e pediram ajuda. Eles alegaram que o veículo deles havia quebrado. O caseiro, de 56 anos, se predispôs a ajudar, mas foi surpreendido.
Os dois bandidos sacaram pistolas e ameaçaram a família. A esposa do caseiro, de 47 anos, e o neto do casal, um menino de 5 anos, foram mantidos na residência. Em conversa com as vítimas, os bandidos disseram que não os machucariam e que aguardaria a chegada de uma caminhonete e de um caminhão prancha para concluir o roubo.
Uma hora depois, às 19h, o caseiro revelou que tinha uma filha, de 26 anos, e que ela desembarcaria na BR-146. Um dos bandidos acompanhou o homem até a rodovia. O caseiro percebeu que havia um terceiro bandido dando cobertura na guarita da fazenda.
Por volta das 20h30, outros veículos chegaram na fazenda e os bandidos subtraíram os defensivos agrícolas, dois tratores e uma bateria. Além disso, roubaram meia-saca de café, 15 réstias de alho e uma caixa de ferramentas, itens que pertencem ao caseiro.
Por fim, os bandidos ordenaram que a família só acionasse a polícia no dia seguinte. Eles citaram que fugiriam rumo a São Paulo. Os aparelhos celulares das vítimas foram abandonados no barracão da fazenda. A PM foi acionada por volta das 1h30 da manhã deste sábado (11/02).
A Polícia Militar realizou rastreamentos, mas nenhum suspeito foi preso. A suspeita é que os criminosos tinham informação privilegiada, já que os defensivos agrícolas foram entregues poucas horas antes do assalto. O dono da fazenda está em viagem ao exterior e foi informado do crime por telefone. A Polícia Civil também atua no caso.
Fonte: Lélis Felíx e Toninho Cury