Ouça ao Vivo:

Balança de pesagem de caminhões na MGC-354 deve ser reativada ainda em dezembro, em Patos de Minas

O condutor que não entrar no posto de pesagem comete infração grave

Localizada no km 171 da MGC-354, em Patos de Minas, a praça de pesagem de caminhões do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) deve ser reativada na segunda quinzena de dezembro deste ano.

Após sua entrada em operação, a praça deve contribuir para a conservação do pavimento e segurança dos usuários da via da região. Atualmente, a balança está desativada – desde julho de 2020 – devido ao término do contrato anterior em que o DER/MG conduzia a operação dos sistemas de pesagem de veículos nas rodovias estaduais mineiras.

O condutor que não entrar no posto de pesagem, conforme determina a legislação, comete infração grave, sujeita a multa e perda de pontos na Carteira de Habilitação. 

Na operação definitiva, a balança passará a autuar os veículos que apresentarem excesso de peso nas cargas transportadas. Em nota, o Departamento informou que, ao entrar funcionamento, a operação será em regime de 24 horas, sendo previsto ainda o monitoramento remoto pelo Centro de Controle Operacional (CCO) do DER.

Ainda de acordo com a nota do DER/MG, o processo de pesagem na praça localizada na rodovia MGC-354 se inicia com o direcionamento dos veículos pesados para a plataforma da balança, sendo aferido o peso a uma velocidade de 5 a 12 km/h. Não sendo verificada a ocorrência de sobrecarga no peso bruto total nos eixos ou capacidade máxima de tração, o veículo poderá prosseguir viagem. 

Em caso de constatação de peso excedente, o veículo será direcionado para o pátio de transbordo, onde o motorista será orientado para que posicione o seu veículo de forma a não colocar em risco a integridade e segurança do posto e demais veículos porventura estacionados e, posteriormente, será lavrado o auto de infração.

Fonte: Juarez Martins

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>