Árvores quase centenárias serão cortadas na Praça do Antigo Fórum em Patos de Minas

As árvores estão mortas e o corte acontece nesse domingo (03/03) pela manhã.

A Defesa Civil em conjunto com a Diretoria de Meio Ambiente de Patos de Minas concluiu depois de um trabalho de mapeamento, identificando a necessidade do corte das duas árvores, ou seja, será necessário fazer a supressão total das duas árvores na Praça do Antigo Fórum na Avenida Getúlio Vargas.

O corte será feito a partir das 7 da manhã de domingo (03/03) e sem horário para concluir o serviço. A rua será interditada na José de Santana entre as duas pistas da Avenida Getúlio Vargas.

As duas árvores, com idade aproximada de cerca de 100 anos segundo a Defesa Civil, já estão mortas e totalmente secas com risco de queda. De acordo com Tenente Fernandes em entrevista ao jornalismo da Rádio Clube98, elas serão substituídas por novas mudas adequadas ao perímetro urbano. O trabalho será feito pela diretoria de serviços urbanos e meio ambiente.

De acordo com Pascoal, engraxate que trabalha sobre a sombra das árvores há quase 50 anos no local, quando ele montou seu ponto de engraxar aqui, as árvores da Praça do Forum já existiam ali há uns 40 a 50 anos. As gameleirinhas como as chamam, teriam sido plantadas pelos primeiros taxistas que faziam ponto no local para aproveitar sua sombra. Lembra entre eles seu Oscar Pereira, João (pai do ex-vereador Paulinho Pintor) e seu Izordino (ex-servidor da prefeitura), que também foi um dos primeiros com carro de praça em Patos de Minas.

Pascoal aponta a idade avançada das árvores, mas também a falta de manutenção, podas inadequadas e drásticas feitas ao longo dos anos para a morte das duas árvores feitas pela Cemig e prefeitura. “Já vi muitas vezes aqueles trenzinhos bater nelas aqui”, disse. “É uma pena ter que cortar tudo”, concluiu.