Ouça ao Vivo:

Arnaldo Queiroz fala sobre suspeita de possível relação entre apoio do prefeito de Patos de Minas a candidato de outra região e doação de empresário para campanhas eleitorais

Ele também fala sobre a Santa Casa, cenário político municipal e incentiva apoio a candidatos patenses nas Eleições 2022
Imagem: reprodução

Na última quinta-feira (22/09), Arnaldo Queiroz de Melo Junior, que é advogado, empresário e ex-candidato a prefeito de Patos de Minas, publicou um vídeo em seu perfil do Instagram, comentando sobre recentes acontecimentos acerca das eleições no município.

No vídeo, Arnaldo contextualiza a situação da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas; e aponta uma possível relação entre o hospital, o apoio do prefeito Luís Eduardo Falcão a um candidato de outra região e uma doação generosa feita para a campanha de candidatura de Ludmila Falcão (PODE) ao cargo de Deputada (o) Estadual.

O jornalismo do Portal Clube Notícia entrou em contato com Arnaldo Queiroz em busca de esclarecimentos acerca das alegações que ele fez no vídeo mencionado. Confira a entrevista:

Clube Notícia: Arnaldo, recentes acontecimentos políticos em Patos de Minas o motivaram a fazer um vídeo em que você faz críticas, inclusive, duras à questão da Santa Casa e às eleições, relacionadas ao apoio que o prefeito da cidade está dando a candidatos de outras regiões. Você pode nos falar sobre esse vídeo e sobre essas situações aqui em Patos de Minas?

Arnaldo Queiroz: Eu tenho tentado ficar mais distante dessa atividade política nesses últimos dois anos. Eu tenho, assim, me preservado. Contudo, sempre que acontece um fato que eu considero relevante, eu acho que é minha obrigação fazer um pronunciamento ou trazer considerações para que a população possa refletir. Em relação a essa questão da Santa Casa, eu fiz naquele vídeo um breve histórico do que aconteceu no hospital. Eu apenas quis lembrar que esse prédio foi construído há quase dez anos, quando o doutor Valdemar Rocha era presidente da FEPAM, com o objetivo de abrigar o centro clínico Da Faculdade de Medicina. Anos depois, o então prefeito José Eustáquio solicitou aquele espaço lá para poder abrigar o hospital de campanha pra fazer frente ao combate ao Covid-19. E depois, a atual administração do município solicitou aquele espaço pra que pudesse abrigar ali a Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas. […] E me chamou atenção, e esse fato na verdade foi pouco divulgado, porque quando decidiram que fariam a ampliação da Santa Casa, fizeram um projeto e iniciaram sua execução. verificou-se que o primeiro piso não suportaria o peso do segundo. Isso, naturalmente, causa muita estranheza. […] Isso aí trouxe um prejuízo grande para a FEPAM. Penso que esse fato ainda deve ser motivo de apuração por parte das autoridades, especialmente do Ministério Público. Porque, afinal, trata-se de recurso que vem de uma fundação.

Clube Notícia: Dr. Arnaldo, já em relação à questão da doação para a campanha da candidata Ludmila Falcão. O senhor acha que houve um acordo político para que ela pudesse receber tal doação para a campanha?

Arnaldo Queiroz: Veja, é a primeira vez na história que um prefeito de Patos apoia um candidato a deputado federal de outra região. E, quando ele anunciou esse apoio, a gente fica se perguntando por quê? O que está por trás disso? Até que agora, há dois ou três dias, o site do Tribunal Regional Eleitoral (TSE) publicou os doadores de todas as campanhas do estado e verificou-se  que a Ludmila Falcão recebeu uma doação aí de R$100 mil de um empresário lá do estado de Alagoas. E esse mesmo empresário doou R$200 mil para o candidato a deputado federal que é apoiado pelo prefeito. Isso nos faz, naturalmente, cogitar que o apoio do prefeito para um candidato de outra região certamente foi dado por uma negociação feita entre eles. […] Acredito que tenham feito aí um acordo no seguinte sentido: o prefeito apoia o candidato de fora para receber dinheiro e votos para a candidata em outras cidades. […] Certamente essa composição não interessa a Patos de Minas, não coloca o interesse da cidade em primeiro lugar. Isso me chamou muito a atenção e devo dizer que fico muito contrariado com isso.

Clube Notícia: Então, a poucos dias das eleições, o que o senhor quer é que as pessoas reflitam sobre a importância do voto?

Arnaldo Queiroz: Olha, nós, o povo, temos a oportunidade de nos manifestarmos de dois em dois anos através do voto. Então o voto é um instrumento muito poderoso, ele decide o rumo do nosso estado, do país e da nossa cidade. Então a minha palavra para o eleitor é que reflita muito antes de votar. Analise, sobretudo, a fama e o passado dos candidatos; o que eles já fizeram de bom e de ruim; a capacidade de cada um. Porque eu considero essa eleição a mais importante dos últimos tempos. […] E, aqui, me referindo à eleição municipal, o que eu posso sugerir e pedir ao nosso povo é que dê preferência e vote em candidatos de Patos de Minas. Nós somos uma cidade polo, importante na região. É até vergonhoso para nós, uma cidade de 160 mil habitantes, não ter representação na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. O voto é importante, sim. Anular o voto não é uma decisão sábia.

A primeira-dama e candidata Lud Falcão (PODE) foi procurada pelo departamento de jornalismo do Sistema Clube, em busca de seu posicionamento sobre as alegações realizadas pelo advogado Arnaldo Queiroz. Ludmila optou por não gravar entrevista, preferindo se posicionar por meio de nota:

Todas as doações recebidas pela campanha estão devidamente registradas no Tribunal Superior Eleitoral, à disposição para consulta pública. As doações são legais, registradas, e qualquer narrativa que vá além disso, não passam de meras especulações políticas, fantasiosas e imaginárias.

A reportagem do Sistema Clube também entrou em contato com a Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM), deixando espaço aberto para qualquer posicionamento.

Confira, na íntegra, a entrevista com Arnaldo Queiroz:

Por: Edvar Santos
Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>