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Anatel registra quase um milhão de reclamações no primeiro semestre de 2022

Relatório da Agência contabilizou queixas dos consumidores contra serviços de telefonia, internet e TV
Segundo a Agência, o número é menor do que o apresentado no segundo semestre de 2021. Imagem: Depositphotos

Relatório divulgado esta semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostra que, durante o primeiro semestre de 2022, foi registrado um total de 951,3 mil reclamações contra prestadoras de serviços de banda larga fixa, TV por assinatura e telefonias móvel e fixa.

De acordo com a Anatel, o número de queixas apresentadas junto ao serviço de atendimento ao consumidor representa um volume 6,5% menor do que o registrado no segundo semestre de 2021.

Segundo a agência, o Índice de Reclamações (IR), que é calculado a partir do número de reclamações mensais das prestadoras por mil acessos caiu de 0,55 para 0,51 entre o segundo semestre de 2021 em relação ao primeiro semestre de 2022.

O serviço que registrou o maior número de reclamações foi referente ao celular pós-pago, com 360.068 queixas e com IR de 0,59. Em segundo lugar está o serviço de banda larga fixa, com 240.098 reclamações e IR de 0,81.

O serviço de celular pré-pago foi o terceiro maior alvo de reclamações (143.739 queixas e IR de 0,20); seguido do serviço de telefonia fixa (135.271 reclamações e IR de 0,85); e da TV por assinatura (65.887 reclamações e IR de 0,72).

As reclamações contra as prestadoras desses serviços podem ser feitas de forma online, no site da Anatel, onde há uma área específica para isso, com um passo a passo que ajuda o consumidor a fazer a reclamação.

Fonte: Agência Brasil

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