Alistamento militar de jovens nascidos em 2004 deve ser feito até o dia 30 de junho

O alistamento pode ser feito pela internet, ou presencialmente na Junta de Serviço Militar

Termina no próximo dia 30 o prazo para os jovens que completam 18 anos em 2022 alistarem-se e ficarem em dia com o serviço militar. O alistamento pode ser feito pela internet, no site www.alistamento.eb.mil.br, ou presencialmente na Junta de Serviço Militar. Para realização do processo é necessária a seguinte documentação: certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência.

No caso de alistamento presencial, o jovem deve comparecer à Junta da cidade onde reside. Em Patos de Minas, o órgão está localizado na Rua Vereador João Pacheco, 260, Bairro Santo Antônio (ao lado do Tiro de Guerra) e funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.  O telefone de contato é 3822-9783.

O alistamento é uma obrigação determinada por lei, e quem não cumpri-la fica em débito com o serviço militar, estando sujeito ao pagamento de multa e a restrições para o exercício pleno da cidadania, por exemplo, estando impedido de obter carteira profissional para ingresso como funcionário, empregado ou associado em instituição regular e não podendo realizar exame ou matrícula em qualquer estabelecimento de ensino.

As etapas após o alistamento são seleção geral (que acontece entre agosto e novembro), designação, seleção complementar e incorporação. Jovens que desejem permanecer nas Forças Armadas podem ser incorporados em caráter temporário (por até 8 anos). Para  ingresso definitivo, é necessária a aprovação em concurso público para oficial ou sargento.