Bruno Gonçalves Rocha, acusado de participar de um tiroteio que matou o idoso Valdir Alexandre da Silva com uma bala perdida e feriu o rapaz Luis Felipe Martins Dias foi a julgamento nesta quarta-feira (31), no salão do Júri do Fórum Olympio Borges, em Patos de Minas. Os crimes aconteceram no dia 22 de dezembro, na Rua José Nascimento Calixto, bairro Planalto, em Patos de Minas.
Um detalhe ocorrido foi que o advogado de defesa, Dr. Alexandre Guimarães Filho, pediu ao juiz que o julgamento fosse realizado de portas fechadas, sendo realizado por apenas pessoas autorizadas. O advogado alegou que o cliente vem recebendo graves ameaças, por isso não foi autorizada a divulgação da sua imagem.
Depois de algumas horas de julgamento, Bruno Gonçalves Silva foi condenado a 18 anos de prisão em regime fechado pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio com as qualificadoras de motivo fútil, perigo comum, recurso que dificultou a defesa da vítima. O advogado disse ainda que pretende recorrer da decisão do julgamento.
Outro acusado de participar dos crimes, Flavio Henrique Cardoso Andrade, foi condenado a 17 anos e 4 meses de prisão em regime fechado pelos mesmos crimes em julgamento realizado no dia 26 de outubro de 2023.
Relembre o caso:
Duas pessoas foram baleadas na noite desta quinta-feira (22/12/23) no Bairro Planalto. Criminosos chegaram de moto e efetuaram diversos disparos. Um idoso foi atingido na porta de casa por uma bala perdida. Outro rapaz, alvo da ação criminosa, foi alvejado por vários tiros.
O idoso havia acabado de sair de casa quando foi atingido pelas costas. Segundo o perito da Polícia Civil, ele estava a cerca de 100 metros da ação criminosa. O homem foi socorrido, mas não resistiu e morreu a caminho do Hospital Regional Antônio Dias. Valdir Alexandre da Silva, de 68 anos levou um tiro no tórax.
O alvo dos bandidos, um jovem de 19 anos, identificado como Luís Felipe Martins Dias, foi atingido por oito disparos, sendo quatro no abdômen, um na coxa direita, um no braço direito, um no quadril, um na parte interna da coxa direita e um de raspão. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional Antônio Dias.
Testemunhas contaram aos policiais que dois criminosos chegaram de moto e passaram a perseguir o rapaz de 19 anos. No trajeto, efetuaram diversos disparos. O jovem caiu no chão, o autor parou ao lado, recarregou o revólver e disparou várias vezes, porém acertou a vítima somente de raspão.
Durante toda a ação, a praça estava cheia e havia diversas crianças na rua. Moradores ficaram assustados. A Polícia Militar faz rastreamentos para prender os suspeitos do crime. A perícia esteve no local para auxiliar nas investigações. Ainda no local o perito recolheu três cápsulas e dois projeteis calibre 38.