João Batista de Oliveira, acusado de tentar matar o desafeto Maicon Felipe Alves Barbosa foi a julgamento na tarde desta segunda-feira (18-07), no Tribunal de Júri do Fórum Olympio Borges em Patos de Minas. O crime aconteceu no dia 13 de julho de 2014, na Rua Calçadão dois, Bairro Bela Vista, no município de Patos de Minas.
De acordo com os autos, o acusado e a vítima eram de grupos rivais e no dia do crime o suposto integrante do grupo do acusado subtraiu uma pedra de crack em uma construção que pertinência aos integrantes do grupo da vítima.
Diante desse fato, desenvolveu-se uma briga violenta entre os integrantes dos grupos. Durante os desentendimentos, o acusado João Batista de Oliveira desferiu um golpe de canivete no pescoço da vítima Maicon Felipe.
Depois de algumas horas de julgamento, o acusado foi absolvido pelo requisito de legitima defesa, inclusive o próprio promotor de justiça pediu a absolvição do acusado. Segundo o defensor público, João Batista teria agido para evitar uma lesão maior a ele, ao cunhado e a namorada.
O defensor ressaltou ainda que antes do crime, a vítima teria jogado pedras na casa da namorada do acusado e que após o crime, familiares da vítima teriam efetuado disparos de arma de fogo contra a residência dela.
Outro detalhe foi que o acusado não compareceu ao julgamento.