A barreira imposta pela Prefeitura para realização do evento do Dia do Trabalhador no Mocanbo esteve entre os assuntos em destaque no “Debate 98”

Nesta quinta-feira, 05 de maio, o panorama do segmento artístico-cultural de Patos de Minas esteve entre os assuntos em destaque no “Debate 98”, com a participação do artista e agente cultural Vane Pimentel Matias. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, Edvar Santos e José Afonso. O bate-papo também contou com a participação de ouvintes da Rádio Clube98.

Na oportunidade Vane Pimentel, esclareceu toda a verdade sobre a barreira imposta pela Prefeitura para realização do evento do Dia do Trabalhador, onde o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, Lucas da Silva Mendes, teria apontado supostas irregularidades na realização de outro evento, que não tinha nenhuma ligação com a solicitação realizada.

O evento citado é o tradicional Festival Marreco, organizado pela Associação Peleja. Vane explicou na oportunidade a relevância do festival que é reconhecido como um dos maiores do Brasil se tratando de música independente. E que segundo o agente cultural ao contrário do que foi formalizado no parecer do Secretário de Agricultura, foi fundamental para revitalização do parque e integração das famílias ao local que antes do evento cultural estaria segundo ele praticamente abandonado.

Após intervenção do Secretário de Cultura, Ivan Rosa, o alvará foi concedido para realização do evento do Dia do Trabalhador e segundo avaliação de Vane Pimentel foi um completo sucesso.

Neste momento a Associação Peleja exige um retratação da Prefeitura após serem atacados em um pedido que não tinha ligação ao Festival Marreco, na oportunidade Vane afirmou que teve uma conversa de cerca de duas horas com o Secretário e avaliou a conversa como muito produtiva. Segundo o artista essa retratação deveria ser feita por vontade própria da prefeitura, mas que a Associação Peleja está em total direito de solicitar a retratação.

O jornalismo da Rádio Clube,98 solicitou um posicionamento da prefeitura no dia 26 de abril sobre o parecer técnico ambiental mas até o momento nenhuma resposta foi repassada.

A relação do governo federal com o setor cultural e as leis de incetivo a cultura também estiveram entre os assuntos em destaque no programa desta quinta-feira (05/5).