Ouça ao Vivo:

“A população precisa cobrar” comenta professor sobre iniciativa para melhorias no trânsito de Patos de Minas

Omar Gonçalves também questionou a ausência da população e de entidades representativas na audiência pública de apresentação do PAITT
Foto: Luís César

Nesta quarta-feira (16/11), o trânsito de Patos de Minas e a iniciativa da Prefeitura de contratar uma empresa para elaborar um plano de ação imediata para suprir os gargalos do tráfego na cidade estiveram em destaque no DEBATE 98, com a presença do professor Omar Gonçalves do Amaral. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, José Afonso e Edvar Santos. O bate-papo também contou com a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.

Na oportunidade, Omar comentou sobre o “Plano de Ação Imediata de Trânsito e Transporte (PAITT)”, elaborado pela Líder Engenharia e Gestão de Cidades, empresa contratada pela Prefeitura de Patos de Minas, como o caminho para melhorar o fluxo do tráfego.

“Falar em um caminho para resolver seria simplificar demais. (O PAITT) é um dos caminhos. Eu acredito que a questão do trânsito, além desse plano de ação, ela passa também por uma questão estrutural do Município. Essa iniciativa que a Prefeitura está tendo agora, em 2022, eu acredito que ela deveria ter começado pelo menos uns 20, 30 anos atrás”, afirma o professor.

Omar também questionou a ausência da população e de entidades representativas na audiência pública que foi realizada para apresentação do PAITT, que aconteceu na última quinta-feira (10/11), no Plenário da Câmara Municipal. Da participação, o professor citou a presença de apenas cinco vereadores e dez pessoas como espectadores.

Além disso, o professor citou de forma crítica o acionamento do Ministério Público quando não é atendido o pedido para transformar uma pista de sentido único em duplo e vice-versa.

“Aí entra um outro problema. As pessoas reclamam muito que a Justiça está governando o país, mas você já percebeu que não precisava acionar a Justiça? Bastava o bom senso, vontade política e um pouco de inteligência para ser feito”, afirma.

A instalação de lombadas (“quebra-molas”) próximo a escolas públicas, o desânimo da população frente aos planos e às ações relacionadas às políticas públicas, a não sequência de planos de um governo em outro e a necessidade essencial da educação no trânsito também estiveram entre os assuntos abordados no programa desta quarta-feira (16/11).

Confira o DEBATE 98, com o professor Omar Gonçalves do Amaral:

DEBATE 98 – 16/11/2022
Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>