Nesta segunda-feira (20), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais – CEDEC/MG e a Polícia Militar de Meio Ambiente em Patrocínio, deram continuidade à “Operação Verde Minas”.
A operação visa conscientizar a população, tanto urbana quando rurais, sobre a necessidade de conservação do ecossistema, unidades ecológicas, reservas ambientais, bem como a preservação da vida em seu ambiente natural.
A operação tem seu foco no combate aos incêndios florestais e a prevenção de queimadas. Com isso, os órgãos objetivam sensibilizar a comunidade sobre os riscos, danos e prejuízos causados por incêndios florestais e queimadas irregulares.
As autoridades alertam que provocar incêndios que coloquem em riscos o bem alheio e a vida é considerado crime, previsto no ordenamento jurídico, podendo resultar em graves penalidades, tanto criminais quanto administrativas.
As queimadas controladas, quando necessárias, devem ser realizadas com autorização e sob o acompanhamento rigoroso do Instituto Estadual de Florestas (IEF), seguindo critérios específicos para minimizar riscos e impactos ambientais.
Durante a operação, que se estende até o final de agosto de 2024, está sendo empregados aproximadamente 900 policiais do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente (BPM Mamb), além de agentes da SEMAD, IEF, CEDEC e outros órgãos.
A Polícia Militar de Meio Ambiente traz as seguintes orientações e informações:
- O desmate incorreto, principalmente através de queimada, causa sérios prejuízos ambientais, tais como: impedir a penetração e retenção da água no solo, diminuir o volume de água das nascentes, acelerar a erosão, provocando o assoreamento de lagos, córregos e rios;
- Os incêndios e queimadas provocam o desligamento das linhas de transmissão de energia elétrica;
- A queimada é uma das principais causas do empobrecimento dos solos, devasta a vegetação natural, mata animais, polui rios e o ar, enfim, destrói a natureza e diminui a qualidade de vida de todos;
- As queimadas ao longo das rodovias provocam acidentes, conseqüentemente, colocam em risco a vida dos transeuntes.
Como evitar os incêndios florestais e queimadas:
- Apagar o resto do fogo em acampamento para evitar que o vento leve as brasas para a mata, evitando incêndios;
- Não jogar fósforos ou pontas de cigarro acessos próximo a qualquer tipo de vegetação;
- Mantenha lotes limpos, sem o uso de fogo para manutenção;
- Ao avistar um foco de incêndio, avise os bombeiros através do número 193.
Em caso de crime de queimada, faça sua denúncia através dos 190, 193 ou 181.
Fotos e fonte: Agência Regional de Comunicação Organizacional da 10ª RPM