O Governo de Minas encerrou, na última segunda-feira (23), as inscrições para a quinta edição do Trilhas de Futuro. Foram registradas mais de 346 mil candidaturas, estabelecendo um novo recorde de inscrições. O destaque desta edição foi a expressiva participação de estudantes da rede estadual, que buscavam por mais oportunidades de qualificação profissional.
“O Trilhas é uma porta de entrada para o mercado de trabalho. É uma enorme satisfação ver que o programa está atraindo mais jovens e que os cursos técnicos estão mudando a realidade profissional dos estudantes“, destaca o governador Romeu Zema.
Com o sucesso do projeto e a constante necessidade de atender a demanda de mão de obra do mercado de trabalho, o Governo de Minas nesta quinta edição do Trilhas de Futuro aumentou a disponibilidade de cursos técnicos em mais municípios.
Os candidatos que se inscreveram em uma das 40 mil vagas oferecidas pelo projeto poderão conferir o resultado da alocação no dia 11/10, pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br. As matrículas para os candidatos alocados, conforme critérios estabelecidos na Resolução SEE nº 5047, deverão ser realizadas presencialmente nas instituições de ensino entre 15 e 29/10.
As aulas estão previstas para começar em 03/02/2025, de acordo com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).
Após a alocação do estudante no curso pretendido, será enviado um comprovante da alocação, através do e-mail informado no ato da inscrição, contendo a documentação na forma em que deve ser apresentada e demais orientações para efetivar a matrícula.
Para o preenchimento das vagas remanescentes, aquelas que ainda permanecem disponíveis após o prazo de confirmação de matrícula, a SEE/MG abrirá um novo período de inscrição, previsto para acontecer entre os dias 12 e 22/11. Essas vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição no site.
Nesta etapa, as vagas são acessíveis a qualquer candidato, sem necessidade de definição de prioridade. O catálogo de cursos com vagas residuais ficará disponível para consulta no site do Trilhas, durante o período informado.
Fonte: Agencia Minas