Setembro é o mês voltado para a conscientização e prevenção ao suicídio. Dentre as preocupações das autoridades de saúde para essa realidade está o aumento da incidência de casos entre o público infanto-juvenil.
Segundo a série histórica levantada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) entre 2012 e 2021, cerca de mil crianças e adolescentes, na faixa etária entre 10 e 19 anos de idade, cometem suicídio no Brasil a cada ano.
Ao todo, no período pesquisado, o país registrou 9.954 casos de suicídio ou morte por lesões autoprovocadas intencionalmente. A maioria dos casos está consolidada entre os adolescentes.
Foram 8.391 óbitos (84,29%) na faixa etária de 15 a 19 anos; e 1.563 mortes (15,71%) na faixa de 10 a 14 anos de idade. O dado se baseia em registros do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.
A Organização Mundial de Saúde diz que entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.
No geral, de acordo com a última pesquisa realizada pela OMS, em 2019, são registrados no Brasil aproximadamente 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
Para buscar ajuda do CVV, as pessoas podem ligar para o 188, ou acessar o chat por meio do cvv.org.br/chat.