Nesta segunda-feira (17/06), o 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12º BBM), realizou a solenidade no Parque Municipal do Mocambo para o lançamento do ‘Plano de Preparação e Resposta para o Período de Estiagem 2024’.
O lançamento contou com a participação de membros da Defesa Civil Municipal, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a equipe do Corpo de Bombeiros especializada em Incêndios Florestais, todos a fim de discutir uma ação combinada de prevenção de queimadas e conscientização sobre os riscos do fogo no contexto da proteção civil.
O Corpo de Bombeiros tem empenhado esforços para diminuir o número de ocorrências relacionadas aos incêndios florestais, minimizando os danos às pessoas e ao meio ambiente.
Os incêndios florestais podem se espalhar rapidamente e causar danos significativos ao ecossistema, à vida selvagem, à propriedade e, o mais importante, à vida humana. Eles liberam grandes quantidades de gases tóxicos na atmosfera e contribuem para a poluição do ar. Além disso, os incêndios florestais podem levar à perda de biodiversidade, destruição de habitats naturais, erosão do solo e alterações nos padrões climáticos locais.
Colocar fogo em terreno, em lixo ou em mato seco, afetando outras pessoas, ainda que não haja vítima, é considerado crime. Portanto, as queimadas não devem ser opção para limpeza de lotes e terrenos, seja em área urbana ou área rural.
Confira a entrevista com o Major Arthur da 12º Corpo de Bombeiro Militar: