Ouça ao Vivo:

Depredações do dia 8 de janeiro Custaram 21 milhões aos Cofres Públicos

Parte do acervo histórico ficou irreparável

Ha exatamente um ano (08/01/2023), as invasões aos prédios da Praça dos Três Poderes chocavam milhões de brasileiros. Segundo informações, o prédio que sofreu mais danos foi o do Supremo Tribunal Federal (STF), até o momento foram destinados cerca de 12 milhões para a restauração dos danos causados.

 Vale mencionar que só a troca do carpete do plenário custou cerca 3,4 milhões de reais, 3 espelhos e 9 cadeiras ainda não concluíram a restauração pela falta material específico, que ainda está sendo comprado.

 Já na Câmara, grande parte dos gastos foi para recuperar parte do acervo cultural, como pinturas, esculturas, presentes protocolares e painéis. Algumas das obras reparadas são:

  • Quadro “Candangos”, de Di Cavalcanti;
  • Painel “Araguaia”, de Marianne Peretti;
  • Escultura de anjo em bronze fundido, de Alfredo Ceschiatti – ainda finalizando o processo de restauro, mas em exposição;
  • Estátua do ex-deputado Ulysses Guimarães, de Clauberto Santos;

De acordo com documento enviado pelo Executivo à CPMI do 8 de janeiro, a estimativa do prejuízo inicial era de R$ 4,3 milhões.

No entanto, Diversos itens históricos permanecem aguardando o início de suas restaurações o que indica que a quantia total dos rombos aos cofres públicos ainda não pode ser aferido.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>