O Dia Mundial da Água foi marcado por vários eventos promovidos pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) no Pontal, Alto Paranaíba e Noroeste do Estado. O cronograma comemorativo teve início em 16 de março e segue até o dia 31. Dentre as atividades estão palestras, exposições, visitas às nascentes e tour por unidades da Copasa. Ao todo, estima-se que cerca de 2 mil pessoas serão impactadas pelas ações.
Nesta quarta-feira (22/03), integrantes da equipe socioambiental da Copasa realizaram palestras sobre consumo consciente da água.
“Falamos sobre a relação entre os cuidados com a natureza e a segurança hídrica das gerações atuais e futuras e como o saneamento básico promove bem-estar e qualidade de vida para a população e ainda estimula o desenvolvimento econômico dos municípios, além de contribuir para a expansão da flora e da fauna”, ressaltou o assistente socioambiental Daniel Rabelo.
A apresentação foi acompanhada por professores e alunos da Escola Estadual João Brandão, em Varjão de Minas. A professora de Geografia da instituição, Elza Vilani, destacou que a água é um elemento essencial para a sobrevivência de animais e vegetais na Terra, além de fazer parte de inúmeras atividades dos seres humanos.
“Estamos tão habituados à presença da água, que só nos damos conta de sua importância quando ela nos faz falta, mas isso precisa mudar. A água é um dos bens mais preciosos que temos no mundo, pois não podemos viver sem ela. Mais de 70% do corpo humano é composto de água. Ela ajuda a hidratar, a levar os nutrientes e muito mais. Precisamos preservar e cuidar para que a água doce do planeta não acabe”, disse.
Em Patos de Minas, a Copasa participou do lançamento da Semana Municipal da Água, organizada pelo Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) da Capital do Milho, grupo do qual a Copasa também faz parte. A empresa disponibilizou a ETA em miniatura para exposição no Parque Municipal do Mocambo, em complemento às atividades programadas na Semmágua.
Na ocasião, a superintendente da Copasa no âmbito da Unidade de Negócio Oeste (UNOE), Cristiane Carneiro, esteve presente e anunciou uma novidade.
“Nós publicamos, no dia 16/02, a licitação para construção do Centro de Educação Ambiental (CEAM) de Patos de Minas. A previsão é que a abertura das propostas ocorra em 11 de abril. A Copasa destinará mais de R$ 3,7 milhões para execução do projeto, que vai contribuir para um futuro mais sustentável”, disse.
Próximas ações de conscientização
Muitas atividades ainda estão previstas para celebrar a data especial. Nesta quinta-feira (23/03), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Patos de Minas realizou um tour pela sede da Copasa na cidade.
Na sexta-feira (24/03), uma apresentação será ministrada no Programa para Menores (PROMEN), em Carmo do Paranaíba. Já nos dias 27, 28 e 29 de março, a palestra será para as crianças das unidades da Escola Carequinha, em Patos de Minas.
Fechando a programação, os alunos da Escola Estadual Antônio Atanásio, em Carmo do Paranaíba, assistirão à apresentação e visitarão as unidades da empresa na cidade no dia 31 de março.
Outras iniciativas
No dia 21 de março, os discentes da Escola Municipal Sebastião Dias, em Tiros, assistiram uma palestra. Na mesma data, os alunos da escola Mind Idiomas, em Patos de Minas, visitaram a Copasa para também assistir a uma palestra sobre consumo consciente.
Segundo a Copasa, as atividades realizadas em comemoração ao Dia Mundial da Água vão de encontro ao propósito da Companhia, de cuidar da água e gerar valor para as pessoas.