Para celebrar a trajetória de 25 Anos, a ADESP (Agência para o Desenvolvimento Econômico e Social de Patos de Minas) reuniu ex-presidentes, lideranças empresariais e parceiros. Durante a solenidade, o presidente Vinícius de Paula Melo (Barrinha) destacou as grandes conquistas, ao longo do tempo, em especial, as entidades criadas pela instituição. A trajetória foi resgatada pela edição de uma Revista Comemorativa, lançada no evento. Foi também a oportunidade de apresentar a todos a nova logomarca da entidade e os projetos que estão contemplados dentro da Marca de Patos de Minas.
A ADESP nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável de Patos de Minas. “Tivemos momentos desafiadores e também muitos triunfos com projetos que ajudaram a moldar o presente e o futuro da cidade”, realçou o presidente acrescentando que a ADESP atuou como mediadora, colaboradora e propositora, abrindo caminhos para a criação das entidades: Banco da Gente, Farol Incubadora de Empresas, Observatório Social e Marca da Cidade (City Branding), entre outras; e, também, para a identidade cultural das Marias Artesãs. “Cada uma dessas ações demonstra o potencial para transformar ideias em realidade”, frisou.
Como reconhecimento ao trabalho de cada gestão, na história da ADESP, Barrinha entregou um exemplar da Revista que retrata os principais projetos para os ex-presidentes: Jader José de Carvalho, Neusa Rodrigues Moreira, Milton Roberto de Castro Teixeira, Sandro Ângelo de Andrade, Ronaldo Siqueira Santos, Daniel Freitas Resende, Lisandro de Queiroz Bicalho, João Batista Nunes Nogueira e Walter Ferreira Soares.
Ao longo do tempo, a ADESP desenvolveu as atividades, a partir da contribuição de instituições:
- Acipatos;
- Adicer;
- Água e Terra Gestão Ambiental;
- Algar;
- CDL Patos de Minas;
- Conserbrás;
- Fiemg Alto Paranaíba;
- JBNN Soluções Inteligentes;
- Loja Maçônica Amor e Justiça 3ª;
- Sebrae;
- Sicoob Credicopa;
- Sicoob Credipatos;
- Sindcomércio;
- Sindimetal;
- Unipam/FEPAM.
Durante a solenidade, houve a apresentação dos projetos contemplados dentro da Marca de Patos de Minas (City Branding), pela gestora da ADESP, Bárbara Martins Pinheiro. Ela citou os 40 projetos, com destaque para os que já estão em andamento. Foi a oportunidade, também, de reconhecer as parcerias que viabilizaram ações da Marca de Patos de Minas. Foram homenageados:
- Casa Bruxel – Diretor de Marketing, Breno Teixeira;
- CDL – Presidente Vinícius Henrique TimTim Presidente;
- Cemil – Presidente Vasco Praça Filho;
- Coopatos – Superintendente Comercial, Jarbas Menezes;
- Dimensional Eletrotécnica e Irrigação – Diretora Caroline Lopes;
- Expocaccer – Vice-presidente Mariana Heitor;
- UNIPAM/FEPAM – Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, Maria Marta do Couto Pereira Rodrigues;
- FIEMG Alto Paranaíba – Presidente Teresinha Gonçalves de Sousa Martins;
- Sebrae – Gerente Regional Marcos Geraldo Alves da Silva;
- Sicoob Credicopa – Presidente Ronaldo de Siqueira Santos;
- Sicoob Credipatos – Presidente Edimilson Garcia de Magalhães;
- Sindcomércio – Diretor Dilson Di Donato Ferreira Júnior;
- Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas – Diretor Braz Teles;
- Suinco – Gerente Comercial do Frigorífico, Bruno Cesar Gomes e Silva;
- Hebrom.
A solenidade comemorativa dos 25 anos da ADESP marcou o início de um novo ciclo, com uma nova logomarca. O conceito da nova marca foi apresentado por Izabela Borges, da agência responsável pela criação, Arka Marketing Digital. O descerramento do banner da nova logomarca foi feito pelo presidente Barrinha e pelos ex-presidentes Jader Carvalho e Neusa Rodrigues.
O presidente Barrinha recebeu, durante o evento, um presépio em palha, feito pela artista Marialda Coury, em representação à Associação das Marias Artesãs.
O gerente Regional Noroeste e Alto Paranaíba Sebrae MG, Marcos Geraldo Alves da Silva, em seu pronunciamento, ressaltou as inúmeras ações realizadas entre SEBRAE e ADESP. “Temos parceria, desde a fundação. A ADESP é a transição na forma de como o SEBRAE entendeu que deveria atuar. O SEBRAE era uma entidade voltada para a capacitação de empresas e para o suporte aos negócios e, ao longo do tempo, percebeu que era necessário atuar por um fórum permanente de discussão, o que reforçou ainda mais a necessidade da fundação da ADESP”, relembrou. Segundo ele, a ADESP cumpriu – e ainda cumpre – muito bem esse propósito. “Poucas cidades têm um plano de desenvolvimento com ações concretas como os projetos da Marca da Cidade, entre eles o projeto Patos do Futuro, com a Agenda Patos 2030. Se a ADESP conseguiu alcançar tanto sucesso nestes 25 anos, foi pela credibilidade e dedicação de diretores e presidentes, ao longo do tempo”, concluiu.